Mobilização
Dia D de combate ao Aedes aegypti no campus Apodi
Campus Apodi, em parceria com a secretaria municipal de saúde, realizará ações de combate ao mosquito na próxima segunda-feira (29).
Publicada em 25/02/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 05:16

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Ele tem hábitos diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros – estratégia que garante a dispersão da espécie. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas já nascerem com o vírus – a chamada transmissão vertical.
Esse mosquito, velho conhecido da população brasileira, é vetor para transmissão de várias doenças, como dengue, chikungunya, e também transmissor do vírus Zika, que conforme informação recentemente confirmada pelo governo, esse vírus está relacionado com o aumento dos casos de microcefalia no país.
Diante do cenário atual que observamos, o IFRN Apodi estará promovendo, em parceria com a secretaria municipal de saúde, na próxima segunda-feira (29), o dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti. Confira a programação para este dia:
DIA D- SEGUNDA- FEIRA (29)
08h:50min: Palestra no ginásio de esporte sobre o combate ao Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika).
09h:10min: Mutirão em busca de focos e criadores do mosquito no Campus.
#Diad #Zikazero #campusApodicontraomosquito #Todosnessaluta