Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Congresso Brasileiro de Fruticultura será em Natal

Publicada em 06/10/2010 Atualizada há 1 ano

O 21º Congresso Brasileiro de Fruticultura, que ocorre de 17 a 22 deste mês, será realizado pela primeira vez em Natal, com a previsão de trazer 2,5 mil participantes. O tema central a ser discutir  no Centro de Convenções é “Frutas: saúde, inovação e sustentabilidade”, numa promoção da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), que estará comemorando 40 anos de fundação. Estarão em Natal 96 especialistas em diversas áreas da fruticultura, sendo cinco palestrantes internacionais.


            A abertura do Congresso será às 19h do domingo, dia 17 e, logo após acontecerá a primeira conferência sobre o tema “Avanços na produção de frutas de clima temperado no semiárido brasileiro”, pelo especialista da Embrapa, Paulo Roberto Coelho Lopes. Às 21h será realizado o coquetel de abertura. Na segunda-feia, dia 18, começam os minicursos e palestras, durante todo o dia. Serão várias exposições sobre temas diversos, com especialistas brasileiros e cinco conferências com convidados internacionais da Alemanha, Estados Unidos, França, Chile e México. Para acomodar os conferencistas convidados, a organização reservou 100 apartamentos em um hotel da Via Costeira.  A previsão é que o Congresso movimente mais de R$ 5 milhões na cidade.

           Além do Congresso, paralelamente, haverá uma exposição de produtos e serviços, ocupando 40 estandes.  Os temas das palestras, trabalhos científicos e conferências variam desde a mesa redonda sobre o “Potencial de Spondias na fruticultura (umbu, cajá, cajarana)” até a “Fabricação caseira de cerveja de frutas” (Teórica), pelo professor Marcos Eger, da Uepa. Também serão discutidos assuntos como  o “Cultivo de Fruteiras Orgânicas” a “Biotecnologia – Cultura de Tecidos” o manejo Integrado de pragas e de doenças, os avanços da biotecnologia na fruticultura, a fruticultura na Embrapa e minicursos sobre processamento mínimo de frutas e métodos estatísticos para a gestão da qualidade na fruticultura e frutíferas da Amazônia: oportunidades e mercado. Haverá também apresentação de Trabalhos Técnicos  Científicos (Oral) e  apresentação de Trabalhos Técnicos  Científicos (Pôsteres).



              Pesquisadores de dez unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentarão variedades de frutas durante o  Congresso. Os especialistas da empresa, também uma das organizadoras do evento, farão palestras e ministrarão cursos sobre técnicas de produção, uso do solo, melhoramento genético, entre outros. No estande reservado à Embrapa, os visitantes poderão conhecer a cultivar de pêssego BRS Kampai. Lançada no ano passado, a variedade tem como diferenciais baixa exigência de frio e sabor doce com leve acidez. Também estarão expostas cultivares de uva, amora, guaraná, banana e citros, incluindo degustação de geleias, sucos e biscoitos.


               Desafios e oportunidades da citricultura, pesquisas desenvolvidas pela Embrapa para a fruticultura e o uso do solo estarão em debate em algumas das conferências programadas no congresso.  Os pesquisadores da empresa ainda serão responsáveis por minicursos que abordarão, por exemplo, o cultivo de frutos vermelhos, técnicas de produção de uva e sua influência na qualidade do vinho. O trabalho de melhoramento genético, que resultou na variedade de pêssego Kampai, será foco de curso ministrado pela pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira, da unidade Clima Temperado de Pelotas (RS).

 

Fonte: Diário de Natal