SEMANA DE HUMANIDADES

Com temas atuais, III Torneio de Debates explora a capacidade argumentativa dos alunos

A competição aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro durante a I Semana de Humanidades

Publicada em 15/12/2017 Atualizada há 1 ano

Nos dias 11 e 12 de dezembro, dentro da programação da I Semana de Humanidades, o Campus Apodi realizou a terceira edição do Torneio de Debates. Coordenada pelo professor de Filosofia Adan Jhon, a competição que reuniu 6 equipes de vários Campi do IFRN.

O Torneio de Debates é uma atividade acadêmica, cujo objetivo é desenvolver o pensamento crítico dos participantes, incentivando a discussão, a tolerância, o respeito e a diversidade de pontos de vista. Também objetiva inseri-los em um processo de participação cidadã, em que se debata sobre temas da atualidade, a construção da cidadania, habilidades para a vida e os valores humanísticos. Promove uma melhora das competências comunicativas, retóricas e críticas aos participantes no marco de sua integração à vida sócio-política e profissional.

No Torneio, os estudantes do IFRN debateram sobre temas da atualidade, que foram defendidos com postura a favor e postura contra por cada representante, de acordo com a postura sorteada para cada equipe, o argumento discutido era avaliado por um conjunto de jurados formados por servidores da instituição. Neste desafio, os alunos participantes debateram sobre:

• Esta casa acredita que as redes sociais fazem mais mal do que bem
  • Esta casa voltaria no tempo para assassinar o bebê Hitler
  • Esta casa acredita que deve ter integração entre os sexos em esportes profissionais
  • Esta casa proibiria a venda e/ou divulgação do livro Mein Kampf
  • Esta casa baniria da sala de aula contos de fadas de outras culturas
  • Esta casa proibiria o ensino da “teoria da terra plana” no espaço escolar
  • Esta casa extinguiria as opções de voto “branco” e “nulo” das eleições políticas em todo Brasil
  • Esta casa acredita que a liberdade de expressão é nociva as minorias
  • Esta casa rebatizaria lugares que levam nomes de personalidade que fizeram parte do regime militar
  • Caso fosse possível, esta casa escolheria ter uma memória a prova de esquecimento

.:FINAL

A final do III Torneio de Debates aconteceu no dia 12 de dezembro e dentre as 6 equipes que competiram ao longo do torneio, a do 3º Ano do Curso Técnico Integrado de Biocombustíveis formada pelas alunas Rosália Gabriela, Lara Raquel e Carla Vitória foi a grande vencedora da competição.