Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTOS

Campus realizará o Seminário de Apicultura da Chapada do Apodi

O evento marcado para o dia 25 de agosto terá formato híbrido

Publicada em 05/08/2022 Atualizada há 1 ano

O IFRN e parceiros (UFERSA, COOPAPI, STR Apodi, SEBRAE) realizarão o SEMINÁRIO DE APICULTURA DA CHAPADA DO APODI com o tema: Aumento da produtividade, certificação e mercados dos produtos apícolas.

O seminário ocorrerá dia 25 de agosto 2022 no formato híbrido, com atividades presenciais e “online”, e terá como público alvo os produtores, estudantes, extensionistas e pesquisadores da área de Apicultura no semiárido, principalmente os que trabalham na região da Chapada do Apodi, contando com atividades teóricas que acontecerão no IFRN Campus Apodi e atividades práticas (Visitas Técnicas) em apicultores da região.

O SEMINÁRIO DE APICULTURA DA CHAPADA DO APODI tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de aprimorar conhecimentos e trocar experiências, bem como melhorar a quantidade e a qualidade do mel produzido, beneficiado e comercializado pela região da Chapada do Apodi, buscando estratégias para a certificação e abertura de mercados para os produtos do Entreposto de Mel com SIF (Serviço de Inspeção Federal) instalado nesta região.

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira dia 25/08/2022

7:00 - 8:00 hs – Inscrição / credenciamento;

8:00 - 8:30 hs – Abertura oficial

8:30 - 9:45 hs – Mesa-redonda: Melhoria da produção e da qualidade do mel no semiárido

9:45 - 10:00 hs - Intervalo

10:00 - 10:30 hs – Apresentação do Processo de Funcionamento de Entreposto de Mel com Serviço de Inspeção Federal (SIF). 

10:30 - 11:45 hs - Mesa-redonda: Certificação e mercado dos produtos apícolas.

11:45 – 12:00 hs - Discussões e encaminhamentos

12:00 – 13:00 hs -  Pausa para almoço 

13:00 – 18:00 hs - Visitas técnicas/ Intercâmbios

17:30 – 18:00 hs -  Retorno das Visitas Técnicas e Encerramento

Visitas técnicas/ Intercâmbio: 

Ocorreram buscando vincular os conhecimentos teóricos a prática, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla, uma vez que é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de possibilitar a verificação de sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos. 

Durante as visitas, os participantes terão um primeiro momento em sala para promover o nivelamento teórico e, em seguida, irão ao campo para a realização das atividades práticas.

1- Entreposto de mel da COOPAPI/ Comunidade Garilândia Apodi/RN 

2- Instalação e manejo de apiários/ Fazenda Escola do IFRN Apodi: Apodi/RN

3- Manejo apícola “Raadiano”/ Comunidade Córrego – Apodi/ RN

4- Substituição de abelhas Rainhas/ Sítio Pé de Serra – Apodi/RN

5- Manejo alimentar de Apis melífera no semiárido – Apodi/RN

***Obs.: Para participarem das Visitas técnicas os inscritos devem trazer seus EPIs, pois a organização do evento não disponibilizará EPIs pelas instituições organizadoras. 

INSCREVA-SE