Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Apodi integra-se na discussão sobre a agroecologia no semiárido

Durante reunião foi apresentado o projeto que visa consolidar o núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia

Publicada em 18/02/2011 Atualizada há 1 ano

Na manhã do dia 15 de fevereiro estiveram reunidos no Centro de Convivência da UFERSA representantes da UERN, Visão Mundial, Grupo Verde de Agricultura Alternativa – GVAA, UFRN, Rede Pardal, Rede Xique-Xique de Comercialização Solidária e da própria UFERSA para conhecer e discutir o Projeto de Consolidação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia no Semiárido. Projeto aprovado pelo MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater e está sob a coordenação da Professora Vânia Porto – UFERSA.

Durante a reunião foi feita a apresentação do projeto que visa consolidar o núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia, estimulando a construção do conhecimento agroecológico através de diversos atores (professores, alunos, técnicos de extensão rural e agricultores familiares) com ênfase na convivência como o semiárido. A proposta de execução envolve a realização de seminários sobre subtemas da agroecologia, criação de grupo de discussão e sistematização de metodologias e experiências de transição agroecológicas, confecção de material didático e de divulgação e realização de oficinas sobre manejo ecológico dos recursos hídricos, do solo e integração lavoura-pecuária e sistemas agroflorestais.

Nesse contexto, o IFRN – Campus Apodi tem muito a contribuir, principalmente por estar inserido em um ambiente rural, cujos habitantes já vêm desenvolvendo uma consciência agroecológica, e por estar preparando não simplesmente profissionais técnicos em zootecnia, biocombustível e educadores na área de química, mas cidadãos que podem atuar como disseminadores dos princípios agroecológicos.

O primeiro passo dessa caminhada para formação de profissionais conscientes envolve a necessidade da descoberta dos princípios que regem a agroecologia para que possam ser, então, multiplicados. Diante dessa necessidade o IFRN – Campus Apodi se colocou a disposição para inserir a agroecologia em suas atividades acadêmicas, sugerindo a realização de um curso de capacitação em agroecologia para os discentes, reuniões técnicas sobre a matéria com os docentes e a discussão desse tema na nossa 2ª Semana de Meio Ambiente.

Com essa parceria espera-se que o IFRN – Campus Apodi possa contribuir com a preservação e conservação dos recursos naturais, seja pela formação de um profissional consciente, seja pelo fomento de projetos de pesquisa e extensão que envolvam a temática proposta. 

 

                                                                                                              Texto por Felipe Barreto