CONQUISTAS

Campus Apodi é campeão em Maratona tecnológica para solucionar problemas da fruticultura potiguar

As 2 equipes formadas por alunos dos cursos de Agropecuária e Informática conquistaram o 1º e 2º lugar do evento no Hackfruit 2019

Publicada em 02/09/2019 Atualizada há 1 ano

Alunos do Campus Apodi conquistam o pódio do Hackfruit 2019, e se consagram grandes vencedores alcançando o 1º e 2ª colocação na competição. O evento antecede o Simpósio Potiguar de Fruticultura, que acontecerá na UFERSA. Os alunos pertencem aos Cursos Técnicos Integrados de Agropecuária e Informática, foram coordenados elos Professores Genildo Fonseca e Carlos Fran e acompanhados pelo servidor Thiago Azevedo.

Esse é o 2º prêmio conquistado em 2019 por esses alunos em competições para solucionar problemas de cadeias produtivas no estado do Rio Grande do Norte. No início de agosto a equipe formada pelos alunos Fredson Philipe, Gustavo Gomes, Juliana Maria, Ruan Kennedy e Wender Enzo também conquistaram a 1ª colocação na Vacathon 2019, promovido pelo SEBRAE/RN no Encontro Nordestino de Leite e Derivados (XV ENEL).

Plataformas vencedoras: "Techfruit" e "Main leaf"

Aliar solução inovadora, capaz de integrar produtores de frutas, redes varejistas e consumidores, já é realidade e poderá trazer, na prática, benefícios comuns à fruticultura potiguar, como o aumento no consumo de frutas e, de quebra, contemplar toda a cadeia produtiva. Essa é a proposta do Fruta Fácil, aplicativo desenvolvido pela equipe TechFruit, vencedora do desafio Hackafruit, uma maratona de ideias inovadoras e tecnológicas realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para solucionar os gargalos da fruticultura, que é um dos principais setores da pauta de exportações do estado.

O desafio, que teve início na última sexta-feira, 30, e encerrou neste domingo, 1º, em Mossoró, reuniu seis equipes na disputa por criar a melhor solução, seja ela aplicativo, criação de sistemas ou desenvolvimento de softwares, por exemplo. A escolha do melhor projeto se baseou em critérios de apresentação, aplicabilidade, validação, mercado e monetização. O segundo lugar na disputa ficou com a equipe Main Leaf, que, ao lado da TechFruit, receberão a premiação na próxima terça-feira, no II Simpósio Potiguar de Fruticultura, na Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa).

A plataforma Fruta Fácil, criada por técnicos agropecuários e desenvolvedores de sistemas dos municípios de Apodi e Mossoró, além de informar ao consumidor sobre os benefícios de consumir frutas, indica ainda melhores preços do mercado e apresenta informações sobre o produtor. A ideia é estimular o consumo e elevar índices, como o que aponta que apenas 40% dos brasileiros consumem frutas diariamente, mesmo o Brasil sendo o terceiro produtor mundial do produto.

“Ao longo do desafio, foram identificados os problemas do setor da fruticultura, através da oficina com os empresários do segmento, e, com base nisso, pensamos no aplicativo, que beneficia toda a cadeia produtiva, de forma prática, rápida e inovadora, como propõe a metodologia Hackathon”, explica Juliana Marinho, integrante da TechFruit.

Sobre a maratona

O Hackfruit é voltado para aqueles que se interessam em unir habilidades, técnicas e conhecimentos para solucionar problemas da cadeia produtiva da Fruticultura do RN através de soluções inovadoras.

O evento aconteceu no último final de semana (30/08 à 01/09) dentro do Jobs Coworking (Nova Betânia - Mossoró/RN) e teve 54 horas ininterruptas, com os participantes atuando em equipes formadas por pessoas de áreas e habilidades diferentes, tendo como objetivo buscar soluções para problemas da cadeia produtiva da Fruticultura no RN.

Premiação

Para o 1° Lugar terá como premiação uma viagem de missão intermunicipal pelo Sebrae RN, uma caixa de som bluetooth 3W RMS JBL GO, e Cupom (individual) de 1 mês de coworking no Jobs coworking. As premiações são para cada integrante da equipe vencedora. Já o segundo colocado receberá um fone Headset bluetooth POP PH247 Multilaser (cada integrante) e, uma vaga para viagem de missão intermunicipal pelo Sebrae RN. A entrega da premiação será feira durante a realização do Simpósio de Fruticultura que vai acontecer na Universidade Federasl Rural do Semi-Árido, em Mossoró, no período de 03 a 05 de setembro.