Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTOS

Campus Apodi realizará a palestra técnica "O Nim e sua relação com a criação de abelhas sociais (apis e meliponas) no Semiárido

O evento online acontece hoje(14/10), às 19h no canal You Tube do Campus

Publicada em 14/10/2021 Atualizada há 1 ano

Nessa quinta-feira (14/10) o Campus Apodi realizará a palestra  técnica "O Nim e sua relação com a criação de abelhas sociais (apis e meliponas)  no Semiárido", ministrada pelo Professor Dr. José Everton Alves da Universidade Vale do Acaraú e a participação do Dr. Daniel Pereira Santiago da EMBRAPA.

A palestra será transmitida de forma online a partir das 19h na Plataforma You tube/Canal IFRN Apodi. Interessados podem se inscrever no evento através do site (https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao_publica/2651/), os inscritos receberão certificado de participação.

Contextualizando

O Nim ou Neem indiano (Azadirachta indica A. Juss)  é uma planta de origem asiática, pertencente à família Meliaceae que foi introduzida no semiárido do Nordeste brasileiro entre as décadas de 1990 e 2000 onde se popularizou rapidamente principalmente para a arborização das zonas urbanas  e rurais devido ao rápido  crescimento e também por manter-se verde durante todo o ano, inclusive na “seca”.

Adaptou-se muito bem as condições edafoclimáticas da caatinga e hoje o nim está difundido em muitas regiões do semiárido Nordestino.

A planta de nim se bem conduzida vai contribuir com a diversidade de espécies recomendadas para auxiliar na sustentabilidade dos Sistemas de Produção Agrícola e SAFs (Sistemas Agroflorestais) ou Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) a serem implantados em regiões semiáridas, onde esta espécie trará vários benefícios para o sistema e para as famílias.

Devido ao rápido crescimento destaca-se como uma grande produtora de lenha, estacas, e madeira de obra que pode ser utilizado tanto na propriedade como também contribuir na renda das famílias.

A árvore do nim, chamada pela ONU pelas Nações Unidas como a “árvore do século 21”, é conhecida pelas suas contribuições para a agricultura sustentável, assim como pelas suas aplicações no setor da medicina, farmacêutica e cosmética em todo o mundo.

Diante do exposto, o IFRN e parceiros querem difundir e contribuir com a discussão sobre os múltiplos usos do Nim, em especial na apicultura e meliponicultura sustentável na região semiárida.