CONQUISTAS

Campus Apodi é premiado na Olímpiada Brasileira de Astronomia

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, alunos conquistaram ao todo 13 medalhas

Publicada em 16/12/2020 Atualizada há 1 ano

Campus Apodi do IFRN participou da versão virtual da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), um evento nacional realizado nas escolas brasileiras desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira que conta com a participação de escolas públicas ou privadas para alunos do ensino fundamental e médio. Ao todo foram conquistadas 13 medalhas por alunos dos cursos técnicos integrados: 6 ouros, 3 pratas e 4 bronzes.

Os alunos receberam orientação do representante local da OBA na instituição, o professor de Física Francisco de Assis Sousa, que havia planejado no início do ano letivo uma preparação para alunos, juntamente com os demais professores colaboradores, prof. Vladson Galdino, prof. Ueslei Marques (matemática) e prof. Iranildo Gomes, no entanto foi surpreendido com as limitações impostas pela pandemia, não deixando entretanto de incentivar e divulgar a OBA para os estudantes, disponibilizando também alguns materiais. O resultado foi comemorado pelos docentes da disciplina de Física: “Esperamos que o contato dos alunos com Astronomia e Astronáutica desperte, cada vez mais, o seu interesse e o seu prazer em estudar ciências e que essa premiação sirva de incentivo para mais alunos participarem da competição.”, comentou o professor Francisco de Assis, representante local do projeto.

Dos 13 estudantes premiados 12 deles foram pré-selecionados para participarem das seletivas para a Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021, o aluno medalhista de ouro Thiago Henrique foi um dos selecionados e fala da emoção dessa conquista:

“Estou muito feliz pois sei que isso é fruto do meu esforço, sempre quis ser um aluno olímpico e agora sou, o IFRN Campus Apodi foi muito importante para essa conquista, fui apresentado ao mundo das olimpíadas educacionais, até ingressar na instituição não sabia da existência dessas competições, recebi todo apoio possível e materiais de estudos muito bons, cursos e professores capacitados que enxergaram que tinha talento e podia me destacar nacionalmente”, diz Thiago Henrique.

Mesmo em um ano atípico, o Campus Apodi bateu seu recorde na conquista de medalhas da OBA, dessa forma parabeniza todos os envolvidos pela premiação alcançada.

Veja a lista de alunos medalhistas:

Medalha

Luana Helena Silva Do Nascimento

Vicente Diolino Filho

Sobre o OBA

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.