ONHB

Campus Apodi conquista ouro inédito da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Premiação aconteceu no domingo, 25/08, em Campinas (SP)

Publicada por Annapaullinna Lima em 27/08/2024 Atualizada há 4 dias, 6 horas

O Campus Apodi do IFRN conquista sua primeira medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) com a equipe Fleming, formada Ana Leticia Leite Bessa, Jhonata Emanuel Gama Araújo e Wattha Letícia Duarte de Holanda, do 1º ano do curso integrado de Química, sob orientação da professora Sarah Campelo Cruz Gois.

Além de um recorde nacional de equipes inscritas (mais de 50 mil), e da implementação da "concorrência por mesmo nível", que separou as avaliações das equipes do fundamental e do médio e acirrou a concorrência, a 16ª edição do evento apresentou desafios diferentes: "Enfrentamos uma greve que se estendeu da 1ª até a 6ª fases. Todas as aulas foram feitas de forma remota, via meet. Iniciamos nossas orientações com mais de 40 equipes e chegamos com 13 até a semifinal. Fomos para a final, em Campinas, com a equipe mais jovem a chegar até uma final da ONHB", segundo Sarah.

Competição

Desde 2014 o Campus Apodi participa da ONHB e nesta trajetória já acumulam várias premiações, sempre com Sarah Campelo comandando as equipes, realizando as orientações necessárias para a competição.

A prova da final ocorreu no dia 24 de agosto, na Unicamp. A professora disse que o ouro foi recebido como uma forma de coroar toda essa década de trabalho na ONHB: ""Em 2014 iniciamos nossa participação na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. De lá até aqui só não estivemos presentes na final no ano de 2018. Entretanto, esse ano a olimpíada representou um desafio ainda maior em nossas vidas. Esse resultado, sem dúvidas, pertence a todas as equipes que caminharam juntos conosco até aqui!", celebrou.

onhb apodi

O Campus Apodi foi o único medalhista de ouro do Rio Grande do Norte. A fase final aconteceu no último domingo, 25/08, em Campinas/SP e contou com escolas de todo país.

Viva às portas que se abrem e ao sentimento de que Campinas e Apodi podem estar pertinho e que o mundo pode ser dos nossos estudantes!

Sarah Campelo

WhatsApp Image 2024-08-24 at 13.12.45

Sobre a ONHB

A Olimpíada possui seis fases online que foram realizadas entre maio e junho deste ano. Cada etapa tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas.

O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

Campus Apodi ONHB Ouro