MEDALHAS
Campus Apodi conquista o pódio da Jornada de Foguetes de Pereiro
A competição reuniu 36 equipes dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Paraíba
Publicada por Annapaullinna Lima em 24/09/2024 ― Atualizada há 3 meses
A participação do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) na Jornada de Foguetes de Pereiro (CE) rendeu pódio. A competição aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro e reuniu 36 equipes dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba.
As equipes Flutter Team, Apollodi e Meninas no Espaço conquistaram respectivamente as medalhas de Bronze, Prata e Ouro na competição. Os alunos foram acompanhados pelos professores Francisco de Assis Sousa e Vladson Beserra Galdino.
Dentro da programação do evento o professor Francisco de Assis ministrou a palestra "O Sistema Solar e os Desafios da Viagem Interestelar", o docente é integrante do programa Limitless Global Educator Program, que tem como foco a exploração espacial.
Em sua primeira participação a equipe Meninas no Espaço, formado pelas alunas Fernanda Emanuely de Morais Andrade, Ana Ludmylla Nunes Oliveira Brasil e Rayssa Beatriz de Freitas Amorim conquistou a medalha de ouro. Os alunos veteranos Luiz Felipe da Costa Pamplona, Giovanna Alves Fonseca e Leticia de Oliveira Alexandre do projeto Apollodi foram premiados com a medalha de prata.
A equipe medalhista de bronze, Flutter Team, formada pelos alunos Joabe Torres Ferreira, Marco Antonio Torres Duarte e Eduardo Masquerano de Sousa Alves teve a oportunidade de apresentar a Base de lançamentos automatizada aos participantes do evento.
Base Automática de Foguetes
Estudantes e professores do Projeto Apollodi criam uma base automática de lançamento de foguetes, o dispositivo está em desenvolvimento há mais de um ano e já está em pleno funcionamento, pronto para auxiliar os alunos no lançamento seguro de foguetes de nível 03 e 04.
A base tem em sua composição, uma placa multicontrolador (ESP32) atrelada a sensores que monitoram a pressão interna dos foguetes e calculam a inclinação em tempo real. A base também dispõe de um aplicativo integrado, projetado para otimizar os lançamentos, que oferece, entre outras funcionalidades, um gráfico em tempo real que mostra a variação da pressão em função do tempo, proporcionando maior precisão e controle durante as operações.
O projeto foi desenvolvido pelos professores de física Vladson Besserra, Francisco de Assis e Raimundo Albenes em parceria com os docentes de informática Jackson Cruz e Samuel Rego, vale-se também destacar a colaboração dos alunos do 3º ano de informática: Joab, Marco Duarte e Eduardo Masquerano que estiveram presentes no desenvolvimento e programação do dispositivo, e ainda trabalharam para o melhoramento da mesma.