CONQUISTAS

Campus Apodi conquista a maior premiação na 35ª Jornada de Foguetes

As três equipes receberam medalha de ouro na competição nacional

Publicada em 08/12/2022 Atualizada há 1 ano

Entre os dias 5 e 8 de dezembro Alunos do Campus Apodi participaram da 35ª Jornada de Foguetes. A competição aconteceu no Hotel Fazenda Ribeirão em Barra o Piraí (RJ), e reúne as equipes que tiveram melhor desempenho na  16ª Mostra Brasileira de Foguetes, o instituto foi representado por 9 alunos distribuídos em três equipes que obtiveram o êxito de conquistar ouro.

Foi uma longa jornada até a vitória, a preparação incluiu vários ensaios e lances de foguetes, as equipes receberam todo suporte dos professores de física do Campus Apodi com uma orientação especial do professor Vladson Galdino, que acompanhou os alunos em todos as fases e também na final.

Os alunos tiveram aporte total do Campus, a notícia desta conquista foi recebida com entusiasmo pela gestão:

"O ouro chegou para reavivar nossos ânimos e reforçar que estamos no caminho certo na busca da formação integral dos educandos, objetivando, também, torná-los cidadãos aptos a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico local, regional, nacional e global. Nossas 3 equipes participantes da 35ª Jordana de Foguetes foram premiadas em 1º lugar. 9 medalhas de ouro. Compartilhando que Campus arcou com todo investimento necessário para possibilitar a participação dos discente e do docente. Parabéns a todos que direta e indiretamente contribuem para cada conquista que temos obtido durante os últimos anos." afirmou Cleone Lima, Diretor Acadêmico do Campus Apodi.

Parabenizamos aos alunos Antony Rodrigo, Fernanda Andrade, Iani Vitoria, Luiz Pamplona, Maria Câmara, Rayssa Amorim, Thalyssa Cabral,  Vitória Freitas, Ykaro Afonso e ao professor Vladson Galdino pela premiação record nesta competição.

Para a aluna Iani Vitória, a experiência foi, “acima de tudo, um encontro de saberes e de como diferentes soluções podem ser encontradas para um mesmo problema”. Outro fato que marcou a passagem da jovem pela Jornada foi a diversidade de estudantes no evento: “Cada um trazia sua história, seu motivo para lutar, mas, também, a certeza de que não éramos concorrentes por um fim: éramos parceiros por um propósito”, conclui.

Sobre o Evento

Desde 2009 a Olimpíada Brasileira de Astronomia realiza as JORNADAS DE FOGUETES. Os participantes são convidados dentre aqueles que participaram da MOBFOG, no corrente ano, em suas Escolas. Em 2022 este evento reúne as equipes do nível 3 (sexto ao nono ano) e do nível 4 (ensino médio) que lançaram o mais distante possível seus foguetes em suas Escolas. Em 2022 estamos convidando as três melhores equipes do nível 3 e do nível 4 de cada escola participante, independentemente do maior alcance obtido em seus lançamentos. As Jornadas de Foguetes do nível 4 estão sendo realizadas em 2022, mas as Jornadas de Foguetes do nível 3 serão realizadas no início de 2023.