Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONQUISTAS

Campus Apodi conquista 5 premiações na XXI Olimpíada de Química do RN

Esta edição foi realizada totalmente em formato virtual

Publicada em 24/05/2021 Atualizada há 1 ano

Muitos têm sido os desafios a vencer durante a pandemia de COVID-19. As atividades acadêmicas tiveram que ser repensadas e adaptadas à nova situação de distanciamento social. Isso se aplica ao eventos como simpósios, congressos e olimpíadas.

Nesse contexto, no primeiro semestre de 2021, foi realizada a XXI Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte (OQRN). O exame faz parte do Programa Nacional de Olimpíadas de Química e foi realizado de forma remota, contando com a participação de 139.000 estudantes de todos os estados brasileiros.

Nesta edição, não houve limite de inscrições por escola. Puderam participar todos os(as) alunos(as) regularmente matriculados(as) no ensino médio em 2021, que fariam provas em uma das modalidades: A (1ª e 2ª séries) e B (3ª e 4ª séries). As provas foram aplicadas no dia 28 de março. E o Resultado Final foi divulgado no último dia 11.

O Campus Apodi classificou 5 participantes nesta edição, conquistando 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 menções honrosas:

Modalidade A (1ª e 2ª séries):

GUSTAVO LÍNIC DE SOUZA PAMPLONA – medalha de Prata

MARIA CLARA DE OLIVEIRA BELARMINO -  Menção Honrosa

Modalidade B (3ª e 4ª séries):

FERNANDO JOSÉ DE OLIVEIRA TORRES - medalha de ouro

JOSÉ UILSON DE SOUSA PINHEIRO JUNIOR- medalha de ouro

LUCAS GABRIEL PINTO – Menção Honrosa

Próxima etapa

Todos os estudantes, de ambas as modalidades, agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze, bem como com menção honrosa, estão automaticamente classificados para as etapas Norte-Nordeste e Brasileira das Olimpíadas de Química, que ocorrerão ainda nesse ano. Nova oportunidade para representar o campus e o estado nas competições de nível nacional.

Ainda serão publicadas informações a respeito dos certificados de premiação da OQRN, no site http://rn.obquimica.org/