Campus celebra o Dia da Consciência Negra

Evento foi realizado nesta segunda-feira (21)

Publicada em 22/11/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Para celebrar oDia Nacional da Consciência Negra, os Professores Nilton Xavier e KallianeAmorim planejaram o evento, com a participação de alunos econvidados, apresentado nesta segunda-feira (21) aos estudantes e servidores doCampus Apodi. A data é comemorada no dia 20 de novembro, coincidindo com amorte de Zumbi, líder revolucionário do Quilombo dos Palmares, em 1695.

As primeiras a se apresentarem foram as alunas dosCursos Integrados de Zootecnia, Biocombustíveis e Informática: Luana Karina,Ionara Darcya, Tatiane Vitória, Luana Bandeira e Márcia Laíza, que cantaram amúsica “Allunde, alluyá”, uma oração ao Sol cantada no idioma suaíli, faladopelos povos do norte da África.

Em seguida JonasGeomar e Lázaro Bandeira, do Curso de Zootecnia, modalidade EJA, apresentaramum coco, tipo de música folclórica nordestina com diferentes variaçõesacompanhada por uma dança do mesmo nome.

Ainda apresentaram palestra: Itamara IsisSilveira Sena, reponsável pela Secretaria daMulher e da Igualdade Racial de Apodi, expondo as ações desenvolvidas pela suaequipe; Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento, Assessora do Centro de EstudosBíblicos – CEBI, comentando “A Bíblia sob a ótica da negritude”; e JulimarFernandes, que conversou com estudantes sobre preconceito e superação.

Parafinalizar, o Professor Alexandre convidou a todos a assistirem  aapresentação do seu grupo de capoeira CECAP ,composto por integrantes de Felipe Guerra e Apodi.

Além da programação apresentada, está sendoexibida a exposição “Negro e Lindo”, do fotógrafo Pacífico Medeiros, comcuradoria de Ivonete Soares, que ficará aberta ao público até o dia 02 dedezembro.

expo.jpg

expo (2).jpg