Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTOS

Campi Canguaretama e Apodi realizam Semana da Consciência Negra

Programação já está disponível e faz parte do Novembro Negro do IFRN

Publicada em 12/11/2020 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo principal de lutar contra o racismo estrutural, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRN realiza, de 16 a 20 de novembro, mais uma edição da Semana da Consciência Negra. Com programações divididas por pólos, a dos campi Canguaretama e Apodi já está disponível. Os interessados podem conferir e se inscrever através do site do evento.

Neste ano, o tema é "Cores, lutas e palavras: práticas antirracistas e representatividade negra". A Semana conta com minicursos, palestras, rodas de conversa e o festival de curtas Minuto de Consciência. Podem participar do festival todos os estudantes regularmente matriculados nos campi Canguaretama e Apodi. Os curtas devem ter entre 30 e 60 segundos. As inscrições estão abertas até 13 de novembro, também pelo site da Semana.

Todas as atividades vão ser realizadas de forma on-line e os links de acesso serão disponibilizados no site. Os certificados de participação vão ser emitidos a partir de lista de frequência. "O evento faz parte de um conjunto de ações que serão realizadas nos mais diversos campi do Instituto, constituindo o Novembro Negro do IFRN", explica a coordenadora do Neabi Canguaretama, a professora Giulia Melo.

Além de Giulia, fazem parte da organização do pólo Canguaretama-Apodi as professoras Aline Silva, Ana Cristina, Daniela Cândido, os professores Felipe Ferreira e Nilton Xavier e os estudantes Douglas Nunes, Eduarda Amorim, Mateus de Lima, Samara Coutinho e Yohana Moreira. Na página inicial do evento, eles emitiram o seguinte manifesto: "estamos aqui. Todos nós resistindo a esse contexto tão adverso, não só em relação aos problemas de saúde pública, mas também aos vários retrocessos levados a cabo pelas visões e pelos projetos reacionários de sociedade que tomaram de assalto as instituições políticas mundo afora. É contra o racismo estrutural que obedecemos ao imperativo da memória ao fazermos dessa comemoração, alusiva à Consciência Negra, mais um ato de resistência". 

ACESSE:

Semana da Consciência Negra - campi Canguaretama e Apodi