Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

evento

IFRN Apodi realiza I Fórum das Águas

Evento ocorreu no auditório do Campus.

Publicada em 13/11/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Aconteceu na última sexta-feira (11), o I Fórum das Águas de Apodi. O evento foi realizado pelo IFRN Campus Apodi em parceria com a FIERN, SEBRAE e Prefeitura de Apodi e contou com o apoio da FAERN, Governo do Estado do RN, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), UERN e UFERSA. O Fórum teve como objetivo discutir as questões climáticas da região e o futuro das águas. Estiveram presentes no evento o Diretor-Geral do Campus Apodi, Francisco Damião Freire Rodrigues, o presidente do sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, o Diretor Técnico do SEBRAE-RN, João Hélio Cavalcanti, o vice-prefeito do município, José Maria da Silva, a Secretária chefe do gabinete civil do governo do RN, Tatiana Mendes Cunha, entre outras autoridades.

Durante o evento ocorreram 04 (quatro) palestras, a primeira foi ministrada por Meiry Sayuri Sakamoto, Doutora em Metereologia pela Universidade de São Paulo(USP).  O segundo palestrante foi Alberto Ricardo Torres Galvão Neto, Doutor em Hidrogeologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Depois o palestrante foi José Francismar de Medeiros, Doutor em irrigação e Drenagem, que atua como professor da UFERSA. A última palestra foi de José Mairton Figueiredo de França, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. 

Após os palestrantes fazerem suas exposições foi aberto um momento para debate, tendo como mediador o empresário Pedro Terceiro de Melo. Na oportunidade o público presente pôde fazer questionamentos acerca dos assuntos debatidos no Fórum. No evento foram discutidos vários pontos ligados a questão das águas, como previsões meteorológicas, reservas e possibilidade de reposição, potencial econômico, gestão dos recursos hídricos, legislação, etc.

O I Fórum das Águas de Apodi contou com a participação de mais de 150 participantes dos mais variados seguimentos, como indústria, comércio, agronegócio, agricultura familiar, cooperativas, sindicatos, etc. Constituiu-se em um momento extremamente proveitoso para o debate de ideias e a busca de soluções para os problemas da nossa região no que diz respeito aos recursos hídricos.