Bolsistas de Biocombustíveis e Lic Química apresentam pesquisas
Publicada em 29/10/2010 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 05:00
Entre os inúmeros projetos apresentados, estão as pesquisas relacionadas com a área de biocombustíveis. Orientados pelo professor Samuel Alves de Oliveira, os estudantes expuseram seus trabalhos desenvolvidos nessa área, que pode ser uma das potencialidades da região. Os temas foram:
Uso de microalgas oleaginosas da região de Apodi/RN para produção de biodiesel
O presente trabalho pretende isolar microalgas oleaginosas da flora regional de Apodi com potencial para a produção de biodiesel.
Bolsistas: Francisca de Souza Menezes
Marcos Paulo Alves Ribeiro
Marcos Paulo Monteiro Gurgel
Estudo de viabilidade técnica da fabricação de etanol a partir do pedúnculo de caju
O pedúnculo de caju possui várias opções tecnológicas de industrialização. Por ser considerado um subproduto da agroindústria de amêndoa, já que apenas o suco integral é consumido, o objetivo do presente trabalho é desenvolver alternativa de emprego para obtenção de etanol hidratado a partir do suco de caju fermentado, visto que o pedúnculo de caju é rico em açúcares (11%) favorecendo o processo de fermentação.
Bolsistas: Gíneton Heber Mota Moura
Marcos Aurélio da Silva Torres
Samuel Alves de Oliveira (orientador)
Banco de germoplasma de oleoaginosas e sua avaliação técnica para a produção de biodiesel
Os lipídeos, juntamente com as proteínas e os carboidratos, são fontes de energia, apresentando grande importância para a indústria, na produção de ácidos graxos, glicerina, lubrificantes, carburantes e atualmente vêm crescendo o seu uso na produção de biodiesiel.
Bolsistas: Jailson Noronha Alves
Marcílio de Souza Melo
Antonio Edson Alves Torres
Samuel Alves de Oliveira (orientador)
Avaliação das propriedades catalíticas de carbetos metálicos na transesterificação de óleos vegetais
A transesterificação dos óleos vegetais para a produção de biodiesiel pode ser realizada por catálise homogêna. Porém, novos processos utilizando catalisadores heterogêneos estão sendo introduzidos no processo produtivo. Comparados com reações catalisadas por sistemas tipicamente homogênos, estes novos sistemas oferecem a vantagem de simplificar significativamente a limpeza dos produtos e de reduzir a quantidade de material que precisa ser descartados.
Bolsistas: Carlos Costa Carvalho
Daniel Max Soares Moreira
Francisco Edjarlilson de Morais
Isaac Gomes Pinto
Samuel Alves de Oliveira (orientador)