Aula interdisciplinar de Arte e Filosofia

Contempla uma reflexão filosófica acerca da produção artística durante a primeira metade do Século XX.

Publicada em 19/08/2010 Atualizada há 1 ano

Aconteceu no auditório do Campus Apodi, 18 de agosto de 2010, uma aula interdisciplinar de Arte e Filosofia. Para apresentar as noções basilares do conteúdo, o professor Thiago Cabral convidou o professor Edney Cavalcante, da disciplina Filosofia, para conduzir a aula a respeito das questões filosóficas na arte contemporânea. No tocante ao conteúdo exposto, apresentaram-se os impactos do iluminismo e do racionalismo como correntes transformadoras da sociedade ocidental nos séculos XVII e XVIII. A partir daí, buscou-se refletir os avanços científicos e tecnológicos e as ações do homem nos períodos da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Ao final, exploraram-se exemplos da produção artística da primeira metade do séc. XX com base na reflexão da Escola de Frankfurt. De maneira muito bem sintetizada, o professor Edney concluiu que não se deve segmentar, no ato reflexivo, uma produção artística contemporânea de uma realidade histórica e social.

Foi possível perceber a reação de interesse dos alunos, sobretudo na discussão dos impactos positivos e negativos da massificação da arte nos dias atuais.

Interdisciplinar 01

Interdisciplinar 02