LANÇAMENTO

Alunos e Servidores do IFRN Campus Apodi lançam livro no I Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional

A obra foi desenvolvida por 26 autores do 4ª período de Licenciatura em Química

Publicada em 11/09/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus Apodi participou do encerramento do I Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional (COHEB) com o lançamento do livro ‘’Entre contos e histórias escolares de arrepiar os cabelos’’, o evento online aconteceu quarta-feira (9/09) e foi transmitido pelo Canal do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) da plataforma Youtube.

A obra é de autoria de 26 alunos do 4º período Curso de Licenciatura em Química do IFRN Campus Apodi e têm como organizadores a Professora  e Pedagoga Nádia Farias e o Técnico de Interpretação em Libras Jaylton Edney.

O Livro foi apresentado pelo discente e co-autor Matias Libânio como também teve a participação da Professora  e organizadora Nádia Farias, ambos relataram como surgiu a ideia de transformar episódios vividos durante a atividade docente na cidade de Apodi em uma obra literária.

Sobre o Livro

O livro ENTRE CONTOS E HISTÓRIAS ESCOLARES DE ARREPIAR OS CABELOS foi construído a muitas mãos, principalmente, as mãos e mentes dos graduandos do quarto período do curso noturno de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Apodi, que depositaram nesse projeto suas histórias, memórias, vivências e sonhos escolares.

Os relatos de memórias, as histórias e os contos presentes neste livro foram produzidos a partir de atividades iniciadas em sala de aula e socializadas nos cafés pedagógicos, que tiveram por finalidade oferecer aos alunos, espaços não formais de aprendizagens permeados por leituras, debates e apresentações de textos aliados ao costume nordestino de tomar café e “jogar conversa fora”, que no caso da disciplina, foram de cunho acadêmico-pedagógica.

Esse livro é fruto de dois desses cafés. No primeiro socializamos uma atividade iniciada em sala de aula que consistiu na escrita de um memorial escolar, o qual os alunos foram instigados a escrever suas memórias do tempo de escola. No segundo, a proposta foi a escrita de um conto sobre “A escola para o bem viver”, no qual os graduandos trariam em seus textos a escola ideal, dos sonhos. Ambas as atividades foram socializadas durante a realização dos cafés pedagógicos.

Desejamos que esse livro cheio de histórias de arrepiar os cabelos e contos carregados de sonhos de uma escola para o bem viver, possa trazer à tona suas próprias memórias e sonhos de um mundo melhor. Bem como, a certeza de que a educação é e será sempre um sonho possível.

Para conhecer a obra faça o download abaixo:

EBOOK: ENTRE CONTOS E HISTÓRIAS ESCOLARES DE ARREPIAR OS CABELOS