VISTA TÉCNICA

Alunos do Campus Apodi visitam a Fábrica de Briquetes Vale do Assu

A viagem promoveu a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da área

Publicada em 28/08/2017 Atualizada há 1 ano

No dia 18 de agosto, alunos do Curso Técnico Integrado em Biocombustíveis visitaram a Fábrica de Briquetes Vale do Assu, localizada no Campus Ipanguaçu do IFRN. A viagem foi idealizada pelos professores Bento Pereira, Ênio Rafael, Marcionila Ferreira e Rosimary Fernandes.

A fábrica BVA, inaugurada em junho de 2014, é resultado do Projeto Caatinga Viva e foi construída com recursos do Programa Petrobras Socioambiental que financiou o projeto desenvolvido pelo IFRN, Embrapa Solos, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea) e a ONG Carnaúba Viva.

Os briquetes são um tipo de biocombustível sólido, produzido através da compactação de matéria-prima vegetal ou animal.  No caso dos briquetes produzidos pela fábrica, os materiais que fazem parte da composição são as palhas e talos que hoje são descartados na natureza como resíduos da produção de cera de carnaúba e outros vegetais plantados com fins exclusivamente energéticos, como o capim-elefante.

O objetivo da visita técnica foi conhecer os diversos sistemas de instrumentação e controle que auxiliam na produção de biocombustíveis, assim como os fenômenos de transportes envolvidos. A viagem foi importante para proporcionar uma integração dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula com as atividades de pesquisa desenvolvidas dentro de outras instituições, visando a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da área.