Visita técnica

Alunos do Campus Apodi participam de visita técnica

Alunos do curso de informática visitaram a cidade de Recife(PE), nos dias 28 e 29 de Outubro.

Publicada em 04/11/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O conhecimento, ampliado pela experiência fora da sala de aula, é um dos pilares de desenvolvimento do discente do IFRN Campus Apodi. Exemplo disso foi a visita técnica a Recife realizada nos dias 28 e 29 de outubro com estudantes do curso técnico de nível médio integrado em informática. Com a coordenação dos professores Cleone Silva e Sarah Campelo os alunos visitaram o centro histórico de Recife, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e o Centro de Informática (Cin) da UFPE, mais precisamente o projeto que há entre eles e a empresa Motorola.

A Motorola em parceria com o Cin oferece o curso de Residência em Software, incentivando a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software e em aplicações móveis. ​ Já o C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que utiliza engenharia avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para solucionar problemas complexos para empresas e indústrias de diversos setores.  O C.E.S.A.R também faz parte do Porto Digital, ambiente de empreendedorismo, inovação e negócios em TICs do estado de Pernambuco que reúne mais de 200 empresas com destaque no mercado nacional e internacional com faturamento em torno de 1 bilhão de reais anuais.

A visita também contemplou um passeio pelo Recife Antigo. Os estudantes tiveram a oportunidade de compreender o processo de remodelação e reorganização do centro histórico da capital Pernambucana a partir da observação de sua dinâmica urbana e de sua rica arquitetura.  Partindo do Marco Zero a caminhada priorizou as regiões de povoamento holandês e judeu comparando as diferenças ocasionadas pela ocupação holandesa do território. A visita se encerrou na praça da República analisando a riqueza étnica e cultural da cidade que é cruzada por seis rios diferentes.