Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONQUISTAS

Alunos do Campus Apodi conquistam o 1º Lugar no Vacaton realizado no XV Encontro Nordestino de Leite e Derivados

Os discentes venceram dos 14 grupos participantes da maratona de ideias inovadoras voltadas para a cadeia produtiva do leite

Publicada em 08/08/2019 Atualizada há 1 ano

Uma solução para controle da propriedade, chamada Farm Control, foi a ideia vencedora do Vacaton, uma maratona de ideias inovadoras voltadas para a cadeia produtiva do leite. A equipe Oeste Potiguar, formada pelos estudantes Fredson Philipe, Gustavo Gomes, Juliana Maria, Ruan Kennedy e Wender Enzo, do Campus Apodi do IFRN, apresentou a a solução Farm Control, conquistando o primeiro lugar. O Vacaton é uma competição de ideias inovadoras entre estudantes universitários realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Norte junto ao Governo do Estado, à Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado. O evento aconteceu como parte do Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel). 

Maratona

As soluções apresentadas pelos estudantes foram desenvolvidas após uma vasta programação, com direito a imersão completa durante 48h. Os participantes assistiram palestras, tiveram mentorias com produtores da cadeia produtiva do leite, entre outras atividades preparadas com o objetivo de estimular ideias inovadoras. Os 70 participantes, todos estudantes de Ciências Agrárias ou Tecnologia da Informação, foram divididos em 14 grupos. “Tentamos sincronizar alunos de diferentes áreas para que eles pudessem trabalhar em conjunto, cada um contribuindo e criando soluções dentro de suas possibilidades e conhecimento”, afirmou Daniel Dias, analista técnico na Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae e coordenador do Vacaton. 

Segundo Daniel, a ideia é estimular a transformação digital, inovação e, principalmente, a conexão entre o setor produtivo e a academia. “Vários produtores que circularam pelo espaço durante o Enel puderam perceber que a academia pode solucionar alguns problemas da cadeia produtiva. Por outro lado, o setor produtivo despertou para possibilidade de torna-se clientes desta comunidade acadêmica. Então, é um momento muito importante nesse sentido de aproximação”, avaliou Daniel Dias.

Premiação

A Oeste Potiguar, equipe campeã, foi premiada com uma viagem para conhecer o Porto Digital, parque tecnológico com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa localizado em Recife. Representando a UFRN, a equipe Fahaj foi segunda colocada. Com a solução Nutricon, recebeu 05 tablets; no terceiro lugar, a equipe Tech Ninja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, apresentou a solução Agroleite e recebeu 05 Headphones.

Ainda segundo Eduardo, os três primeiros colocados do Vacaton serão acompanhados durante um período para avaliar a possibilidade das soluções apresentadas se transformarem em verdadeiros negócios. “Esse primeiro momento foi de ideia-ação para criar as soluções, mas eles precisam trilhar um caminho mais longo para transformar isso em um negócio viável financeiramente”, concluiu o coordenador do Vacaton.

Classificação 

1º lugar — Campus Apodi do IFRN

Solução: Farm Control

Equipe Oeste Potiguar: Fredson Philipe, Gustavo Gomes, Juliana Maria, Ruan Kennedy e Wender Enzo.

2º lugar — Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN

Solução: Nutricon

Equipe Fahaj: Arthur Ribeiro, Ayrton Barreto, João Paulo Santos, Francelino Marcílio da Silva e Heverton Gomes.

3º lugar — Campus Mossoró da Ufersa

Solução: Agroleite

Equipe Tech Ninja: Eric dos Santos, Dimona Andrade, Sebastião Costa, Laura Beatriz Bezerra e Nathalia Vitória Moura.