PESQUISA

Alunos desenvolvem projeto sustentável que visa reduzir o uso de embalagens plásticas no Campus Apodi

A partir do ano letivo de 2020, a cantina não irá mais utilizar descartáveis em suas vendas.

Publicada em 06/12/2019 Atualizada há 12 meses

Alunos responsáveis pelo IFmenosplástico: Marcos Vinícius Jácome de Melo, Arabela Tayara de Melo, Laisla Lauanny Varela de Paiva e Dayane Neres Veloso

Se adequar a causas sustentáveis para reproduzir o gerenciamento de resíduos sólidos, como plástico e afins, é uma medida de suma importância para amenizar os entraves ambientais e sociais, contribuindo com o equilíbrio ecológico, partindo desse viés nasce o projeto IFmenosplástico que foi desenvolvido pelos alunos Arabela Tayara de Melo, Dayane Neres Veloso, Marcos Vinícius Jácome de Melo e Laisla Lauanny Varela de Paiva, sob orientação do professor Semuel Ebenézer.

O projeto teve por iniciativa a redução do uso de plásticos da cantina do IFRN-Campus Apodi, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável dentro do campus.

Para tanto, foi aplicado um questionário em 18 turmas: 8 turmas de Agropecuária, 4 turmas de Biocombustíveis, 4 turmas de Informática Integrado e 2 turmas Agropecuária Subsequente. Além disso, o questionário foi estendido para os servidores do Campus. As seguintes pautas foram avaliadas:

1. Você visualiza como problema a retirada dos plásticos que estão envoltos aos talheres do almoço do Campus?

2. Haveria problema para você se os plásticos distribuídos com os salgados fossem substituídos por guardanapos de papel?

3. Você aprovaria o corte dos copos de plástico utilizados diariamente para tomar café? OBS: aos que tomam café, a nova alternativa seria trazer seu próprio copo/caneca.

Os resultados obtidos foram:

Para a questão 1:

Respostas: 484

Para sim: 8%

Para não: 92%

Para a questão 2:

Respostas: 498

Para sim: 4%

Para não: 96%

Para a questão 3:

Respostas: 463

Para sim: 91%

Para não: 9%

Como observado, os resultados se mostraram positivos, e, por esse motivo, a partir do ano letivo de 2020, a cantina não irá mais utilizar as embalagens plásticas dispensáveis mencionadas nas vendas.