Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

A pesquisadora Daniela Tacconi faz palestra do uso dos resíduos para a produção de energia

Publicada em 15/07/2010 Atualizada há 12 meses

          A pesquisadora pós-doutora Daniela Tacconi, do laboratório de Mercadologia e Qualidade dos Recursos, da Faculdade de Economia e do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Florença (Itália), proferiu uma palestra aos professores do Campus Apodi, na manhã desta quarta-feira, 14 de julho, cujo tema foi "O uso de resíduos do setor agrícola e arborícola para a produção de energia".

          Na palestra foi ressaltado o uso desses resíduos através da otimização de processos e da análise de novas tecnologias eco-compatíveis, a fim de obter novos produtos (matérias-primas secundárias) de elevado valor agregado e energia.

          O interesse nos produtos dos resíduos deriva do fato de que estes podem constituir uma matéria-prima de baixo custo, amplamente disponível, cuja recuperação pode transformar um "custo a sustentar" em um "valor agregado a realizar'. Raramente se considera de fato que tais materiais poderiam representar matérias-primas inovadoras  para a produção de produtos biológicos com um elevado valor agregado, obteníveis a raiz do seu uso final como fontes de energia. Neste contexto, a pesquisa visa individualizar estratégias específicas e tecnologias de produção de extratos vegetais de conteúdo padronizado como componentes de interesse biológico e potencial uso em setores como alimentar, o cosmético e o fitoterápico.

           A pesquisadora veio ao Rio Grande do Norte conhecer experiências de manejo da caatinga no território do Mato Grande e Apodi, bem como os manguezais da baia Ponta do Tubarão em Macau.