Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

2º dia da SNT: Conversando com a PRF

Publicada em 23/09/2010 Atualizada há 1 ano

O patrulheiro Carlos mostrando a importância da cadeira infantil e sua versatilidade.

Seguindo a programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT), aconteceu no auditório do Campus do IFRN Apodi o segundo ciclo de palestras realizado com o patrulheiro rodoviário federal Carlos Cleber.

O tema da palestra: Conversando sobre Segurança no Trânsito com a PRF tratou de assuntos relacionados à segurança do condutor, como: a utilização de capacetes adequados e certificados pelo Inmetro, direção defensiva e divulgação dos novos itens de segurança relacionados ao transporte de crianças.

De acordo com o artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, a multa prevista para quem descumpre as normas para o transporte de crianças é R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) informa que os motoristas podem ser multados mesmo que não sejam abordados. A multa pode ser aplicada pelos órgãos fiscalizadores estaduais, municipais e pela Polícia Rodoviária Federal.

Vale lembrar que a lei não se aplica aos veículos de transporte coletivo, como táxis, veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto total ou superior 3,5 toneladas.

Para mais informações referentes aos acentos infantis, acesse o site criançasegura.

Fig. 2: Assentos intantis e itens de segurança pessoal

Palestra 1

 

Fig 3

 2º dia da SNT: Conversando com a PRF

 

Fig 4

 Palestra 2