Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Evento celebra a finalização de projetos de extensão realizados na comunidade Passo da Pátria

A ação acontece amanhã (14) a partir das 15h no pátio do Campus

Publicada em 13/11/2019 Atualizada há 1 ano

O pátio do IFRN Cidade Alta recebe amanhã (14) um evento que tem por objetivo compartilhar as experiências vividas durante o ano de 2019 na comunidade do Passo da Pátria por meio de duas atividades de extensão do Campus. O “IFRN Cidade Alta no Passo da Pátria: Promoção de Direitos, Cultura e Lazer” é a culminância dos projetos: “Potiguar Náutico” e “ComPasso da Cultura” os quais proporcionaram o planejamento e a execução de ações no âmbito da cultura, do lazer e do esporte junto à comunidade.

A programação do evento tem início às 15h e segue até às 19h com a realização de exposição de fotografias, exibição de vídeos, apresentação de grupo de dança, feirinha de artesanato e depoimentos de membros da comunidade participantes dos projetos.

“Ao finalizar as ações dos Projetos de Extensão o sentimento da coordenação e de toda a equipe é o de ter realizado um trabalho árduo e desafiador, mas também com muito significado em termos educacionais, sociais e culturais, tanto para a comunidade assistida como para a formação profissional dos estudantes envolvidos” avalia o professor Sandoval Villaverde, coordenador dos projetos.

Os referidos projetos tiveram a participação ativa de estudantes do Campus, atuando tanto na condição de bolsistas como de voluntárias nas ações desenvolvidas. Ao todo sete alunas dos cursos de Tecnologia em Gestão Desportiva e Lazer e da Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola se envolveram nas atividades durante o ano de 2019. “Participar do projeto Potiguar Náutico me ajudou ampliar o leque profissional e também contribuiu para melhorar o aspecto da afetividade, da empatia, me ensinando a ver e me colocar no lugar do outro. Os projetos mostram a necessidade de adentrar na comunidade e ressignificar os conceitos sobre a realidade dela” relata Kellyane Camilo dos Santos, estudante do curso de especialização e bolsista do Potiguar Náutico.

ComPasso da Cultura: Direitos Humanos, Arte e Lazer no Passo da Pátria

O projeto aconteceu de junho a novembro de 2019 e teve como objetivo geral: planejamento e a execução de um ciclo de rodas de conversa, seguidas de intervenções artísticas, com foco no tema dos direitos humanos, diversidade e cultura da paz junto à comunidade do Passo da Pátria, buscando consolidar o projeto Potiguar Náutico como espaço nucleador de ações sócio-culturais, sócio-ambientais e de formação profissional nas áreas temáticas do eixo tecnológico do Campus Natal-Cidade Alta

 Potiguar Náutico: Formação Profissional, Lazer e Cultura

O projeto aconteceu de junho a novembro de 2019 e teve como objetivo geral: proporcionar o planejamento e a execução de ações no âmbito da cultura, do lazer e do esporte junto à comunidade do Passo da Pátria, buscando consolidar o projeto Potiguar Náutico como espaço nucleador de formação profissional nas áreas temáticas do eixo tecnológico do Campus Natal-Cidade Alta.

Programação

15h – Feirinha de Artesanato e Exposições fotográficas

15h30 – Visitas guiadas e atividades lúdicas

16h30 – Sarau MultiCal

18h – Comunicações sobre os projetos

18h30 – Grupo de Dança Mulheres do Passo

 19h - Encerramento