diretor

Ayres Nogueira é nomeado Diretor-geral Pro Tempore do Campus Natal - Cidade Alta

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente

Publicada em 25/04/2020 Atualizada há 1 ano

O professor Ayres Charles de Oliveira Nogueira, foi nomeado Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Natal - Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), nesta quinta-feira (23), por meio da portaria 666/2020 assinada pelo professor Josué Moreira, que está Reitor Pro Tmpore do IFRN.

Apesar de ter sido eleito com 38,76% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no mês de dezembro de 2019, ainda não foi desta vez que o professor foi nomeado para o mandato de quatro anos ao qual faz jus. “Não esperava assumir a Direção-geral do Campus com estes dois grandes problemas: um de natureza mundial, a pandemia, da qual devemos nos proteger e proteger as demais pessoas de nossa comunidade; e o outro, de natureza local, que denomino de 'drasticodemia', já que fomos surpreendidos com a quebra da democracia em nosso Instituto, uma vez que prof. Arnóbio, reitor eleito, não foi empossado; a escolha da comunidade acadêmica não foi respeitada pelo MEC. Isso nos deixou muito indignados!", declarou o Diretor-Geral.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) de Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do professor Ayres Nogueira para Diretor-Geral do Campus Natal - Cidade Alta.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo, com a alegação de impossibilidade de nomeação do professor José Arnóbio, o MEC nomeou o professor Josué Moreira como Reitor Pro Tempore para o comando da instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como pro tempore e agora aguardam que o professor Arnóbio seja nomeado reitor da instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. Ainda que o cenário atual pareça pouco motivador, o professor Ayres demonstra uma atitude positiva para sua gestão. "Estamos profundamente dispostos a buscar as alternativas cabíveis para reverter essa situação. Cabe-nos, portanto, enfrentar cada um desses problemas - e os demais desafios próprios do cargo - com responsabilidade, estratégia e espírito de corpo. Serão nossas ações coordenadas, com a participação de toda a comunidade acadêmica e o apoio da sociedade que nos é próxima, que nos darão a superação de que necessitamos oportunamente. Com serenidade, participação mútua e fé, vamos avançar juntos, todo o Campus, rumo à realização dos objetivos assumidos por nossa gestão e daqueles do tempo presente, oriundos dos problemas que se instalaram em nosso cotidiano", afirmou o dirigente.

Sobre Ayres Charles de Oliveira Nogueira

Natural de Natal/RN, o professor Ayres Nogueira, 46, é graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2002), com mestrado (2007) e doutorado (2014) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ingressou em 2009 no IFRN como docente na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, no Campus Macau; em 2011, foi remanejado para o Campus Natal - Zona Norte, onde, no ano seguinte, assumiu a Coordenação de Comunicação Social e Eventos; em 2013, foi remanejado para o Campus Natal - Cidade Alta, onde assumiu a Coordenação de Pesquisa e Inovação (2015), a Diretoria Acadêmica (2018), permanecendo até 22 de abril de 2020 neste cargo, e, sendo eleito em processo de escolha por parte da comunidade, assume, neste momento, a Direção-Geral Pro Tempore do mesmo Campus. Além disso, desde 2016, coordena o Doutorado Interinstitucional em Letras no convênio IFRN/UFPE/Capes.