2012: o que vem por aí...

Parcerias e novos projetos

Publicada em 11/01/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus do IFRN Cidade Alta iniciou o terceiro ano de funcionamento com algumas mudanças na parte física do prédio, como a instalação de uma nova cisterna, revitalização da calçada da entrada principal, novas instalações na lanchonete, entre outras pequenas obras que trarão melhorias para os usuários do campus.

Mas as novidades não param por aí. A consolidação de parcerias firmadas no ano passado e novos projetos já estão engatilhados para 2012. Veja abaixo o que vem por aí e organize a agenda!

FORMAÇÃO DA 1ª TURMADE PRODUÇÃO CULTURAL

Dois mil e doze será um anoimportante para o IFRN Cidade Alta que, com apenas três anos de vida, formará aprimeira turma do curso superior de ProduçãoCultural. As aulas sobre políticas públicas culturais, elaboração e gestãode projetos, linguagens artísticas e teoria da cultura, as aulas de campo e aparticipação na produção de eventos culturais já consagrados na cidade preparamos estudantes para o mercado de trabalho.

O curso já vem sendo reconhecidopor produtores culturais da cidade, que firmaram parceria com o IFRN eescalaram os alunos para produzir eventos como o Circuito Cultural Ribeira,MPBeco e Semana da Música da UFRN. A expectativa dos estudantes é grandiosa!

EDITAL DA GALERIA DEARTE E DEMAIS ESPAÇOS DO CAMPUS

Em fevereiro será publicadoedital para ocupação da Galeria de Artedo IFRN Cidade Alta. Para 2012 a curadoria da Galeria pretende oferecer aosartistas expositores, além do espaço para exposição, uma gratificação, propostaque ainda está sendo avaliada pelo Instituto.

Os gestores e servidores estãoestudando a criação de um edital para ocupação dos demais espaços do campus,como o auditório, salas de dança, teatro e música. A proposta é organizar ocronograma anual de atividades dentro do campus.

GRUPO DE PESQUISA EMPINTURA CASA AMARELA – ARTE E CONTEXTO

Sob a orientação da professoraMara Mattos, será formado um grupo de pesquisa com alunos do curso de extensão Composição Artística e Pintura e outros pintores convidados. A linha depesquisa terá como base a vida e obra de Vicent Van Gogh. A metodologia terácomo base o voluntariado, aonde todos do grupo serão pesquisadores. A ideiacentral da pesquisa é a contextualização da produção artística com história daarte e a parte estética.

O sonho Van Gogh era fundar umacomunidade artística na casa que denominou de “Casa Amarela”. O artista chegoua adquirir a casa, a pintou de amarelo, a reproduziu em um quadro, mas porproblemas de saúde, dificuldades financeiras e os constantes desentendimentoscom seu companheiro, o impediram de concretizar seu sonho. O início dasatividades do Grupo de Pesquisa emPintura Casa Amarela – Arte e Contexto está previsto para março/abril de2012.

3ª EDIÇÃO DO ATELIÊ ACÉU ABERTO

Todos os anos o campus IFRNCidade Alta realiza uma homenagem ao dia do Artista Plástico (08 de maio). Aterceira edição do projeto Ateliê a CéuAberto proporcionará momentos de reflexão com exposições, mostra de vídeos,shows e atividades com outras linguagens artísticas. Durante todo o dia telasbrancas serão distribuídas pelo pátio interno do campus para que pintorespossam criar na hora.

INCUBADORA CULTURAL

O objetivo do Núcleo de Incubação Tecnológica de Culturae Arte, que será instalado no IFRN Cidade Alta, é beneficiar projetos voltadospara as áreas da cultura, esporte e lazer. A sala já está sendo instalada noprédio histórico do campus e a previsão de lançamento do primeiro edital da incubadoracultural é para o primeiro semestre de 2012.

A incubadora oferece umaestrutura física, consultoria e assessoria para pequenas empresas que terão oprazo máximo de 24 meses de incubação. As empresas incubadas terão aoportunidade de absorver mão-de-obra dos alunos dos cursos de ProduçãoCultural, Guia de Turismo e Gestão Desportiva e do Lazer, que funcionam nocampus, ou de alunos egressos e profissionais liberais.

CARAVANA DO CORDEL eCESTA CULTURAL SPVA

Os projetos Caravana do Cordel e CestaCultural com SPVA iniciaram parceria com o IFRN Cidade Alta no segundosemestre de 2011 e gerou bons resultados. Por isso, ambos os projetoscontinuarão animando as primeiras e as últimas sextas de cada mês.

A Caravana do Cordel é umarealização da Casa do Cordel e oferece na primeira sexta do mês programação comfeira de cordéis, oficinas de cordel e xilogravura, e atrações musicais. Já aCesta Cultural da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins fecha a última sexta domês com sarau poético, homenagens, exposições e música.