Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Topo Portal - Polo de Inovação Currais Novos Polo de Inovação Currais Novos

Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral Professor José Yvan Pereira Leite

No final de julho de 2022, o Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral/IFRN) foi selecionado, através da Chamada Pública nº 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como Polo de Inovação em Tecnologias em Mineração do Brasil na área de Tecnologias em Mineração. Após a efetivação, por parte do Ministério da Educação (MEC), o CT Mineral passa a ser o primeiro polo Embrapii do Rio Grande do Norte e o primeiro na área de tecnologia em mineração do Brasil.

Com o credenciamento, que tem validade de três anos, o CT Mineral passa a ser uma Unidade Embrapii vinculada administrativamente à Reitoria do Instituto. As Unidades Embrapii selecionadas ficam credenciadas para receber recursos financeiros e prospectar e executar projetos do Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parceria com empresas industriais da área. A partir do credenciamento, é selado um compromisso contratual para atingir metas de desempenho pactuadas no Plano de Ação aprovado, entre elas: tecnologias em metodologias de prospecção e exploração mineral; aumento de recuperação dos minérios de interesse; aumento do concentrados; novos processos hidrometalúrgicos e de bioprocessamento.

Em 3 de maio de 2023, o Ministério da Educação emitiu a Portaria nº 859, que dispõe sobre a autorização de funcionamento do Polo de Inovação do IFRN. No documento, assinado pelo ministro Camilo Sobreira de Santana, a denominação do até então Centro de Tecnologia Mineral Professor José Yvan Pereira Leite passa a ser Polo de Inovação Currais Novos