Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Capacitação

Capacitação de comunicadores produz relatório aos gestores do IFRN

Encontro, que aconteceu no Campus Canguaretama, reuniu técnicos-administrativos do Instituto.

Publicada em 11/10/2016 Atualizada há 1 ano

17 campi e a equipe da Reitoria integraram o evento.

Horas de explanações teóricas, discussões, troca de experiências e um relatório de encaminhamentos. Este foi o saldo apresentado no encerramento do 2º Encontro de Comunicadores do IFRN. 

Durante os três dias de capacitação e integração, que ocorreu no Campus Canguaretama, de 5 a 7 de outubro de 2016, estiveram presentes cerca de 30 participantes, entre servidores e estagiários das Coordenações de Comunicação Social e Eventos (COCSEV) de 17 campi e da Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria (ASCE). 

Com tema A Comunicação estratégica pelas perspectivas integrada e pública: pela consolidação do IFRN, o encontro se propôs a discutir o papel das coordenações de comunicação na validação do Instituto diante de sua função social. Os palestrantes, que apresentaram temas como assessoria de imprensa, eventos, redes sociais e linguagem jornalística, discorreram sobre suas experiências de trabalho, fazendo intercâmbio de vivências institucionais. 

Para Matheus Oliveira, da Cocsev do Campus Caicó, “o evento foi unificador e inteiramente fortificante, pois trouxe coesão e crescimento mútuo. Não poderia ter sido melhor”. Já Davi Severiano, do Campus Ceará-mirim definiu a iniciativa como “fundamental para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os servidores. Não apenas tratamos sobre documentos e formalidades, também o aspecto humano do evento trouxe uma maior unidade aos representantes das Cocsev’s”. 

Normatização

Numa outra vertente de trabalho, o grupo discutiu e aprovou um regulamento que define o cerimonial para as formaturas e colações de grau no âmbito do instituto. O documento foi construído como Nota Técnica da Assessoria de Comunicação e será levado ao Conselho Superior do IFRN, onde deverá ganhar status de resolução. Duas outras ações do Encontro foram a formação do Fórum de Comunicadores e o Relatório de Encaminhamentos. 

Encaminhamentos

As distâncias que separam os diversos campi do IFRN não serão problema para a construção da política de comunicação do IFRN. Ao menos é essa a intenção dos comunicadores que, reunidos na manhã do último dia de Encontro, criaram o Fórum de Comunicadores e seus Grupos de Trabalho – GT’s.  Segundo Alberto Medeiros (ASCE - Reitoria), a ideia é ter um documento base, uma proposição construída por múltiplas vozes, onde cada experiência seja tomada como fundamento na construção do discurso e do posicionamento da comunicação que se pretende integrada. Assim, iniciativas como criação de documentos normativos, eventos, identidade visual e audiovisual, além da preocupação com a criação de campanhas que divulguem histórias de sucesso nos campi vão ser alvo de discussão em comissão formadas durante o encontro.

Entre as palestras os comunicadores do IFRN intercalaram discussões acerca do fazer comunicacional e das possibilidades de ação e alcance do trabalho desenvolvido. Tais discussões resultaram em um documento intitulado Relatório de Encaminhamentos. Somando 12 proposições, com temáticas que vão desde a capacitação de servidores até o dimensionamento sistêmico da Comunicação Social no organograma funcional do Instituto, os técnicos construíram uma lista de demandas, menções e propostas de melhorias para a estrutura do setor nos campi.

Daniel Hananias, do Campus Ipanguaçu, recém-integrado ao setor, destaca, além da importância do encontro, a relevância da discussão. Para ele é fundamental entender sobre as rotinas de funcionamento, possibilidades de atuação e responsabilidades. “Esses conhecimentos me embasam para realizar as atividades no campus em que trabalho. Sem falar na capacidade de crescermos juntos enquanto Comunicação Social do IFRN, padronizando ações, compartilhando experiências", disse.

Ao final das atividades, os comunicadores decidiram definir a sede do próximo encontro. Com os campi de Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Santa Cruz e Pau dos Ferros na disputa, a maioria, através de votação, optou por, em 2017, realizar a 3ª edição do evento em Currais Novos.

Relatório de Encaminhamentos

Quadro de Gt´s

Fotos 

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas