Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Meio Ambiente

Campi do IFRN realizam eventos sobre meio ambiente

As atividades são voltadas tanto para o público interno da instituição como também para a comunidade externa.

Publicada em 01/06/2017 Atualizada há 1 ano

Ação desenvolvida durante a Semente - Semana de Meio Ambiente do Campus Parnamirim

No dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em alusão à data, os campi do IFRN programaram uma série de eventos. Confira: 

Apodi

Em Apodi, o projeto Campus Verde sedia uma palestra, com o professor Jorge Luís, da Universidade Federal Rural do Semiárido – Campus Pau dos Ferros enfatizando a Lagoa do Apodi. Com o tema "Construindo as ciências ambientais - debate e reflexões sobre a Lagoa do Apodi-RN",o evento será realizado em dois momentos, com apresentações, sorteio de quites escolares e distribuição de mudas.

Mais informações: Campus Verde celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente

Canguaretama

Desde a última terça-feira (30), o Campus Canguaretama vem promovendo ações relacionadas ao meio ambiente. Uma delas foi a participação dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo no reflorestamento da Mata do Pilão, reserva ambiental localizada no município de Espírito Santo/RN. 

Outra ação desenvolvida é a arrecadação de garrafas pets para serem colocadas, cheias de água, nas caixas dos sanitários. Essa ação visa a promover a reflexão acerca da economia de água, pois uma descarga gasta, em média, 10 litros de água, com a inserção de uma garrafa pet de 2 litros, por exemplo, a economia é equivalente ao volume do recipiente.

Ceará Mirim 

Campus Ceará-Mirim realiza, entre 7 e 10 de junho, sua IV Semana do Meio Ambiente. O evento, que acontece em conjunto com a XV Semana do Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria de Educação do município, e com a II Semana do Meio Ambiente da 5ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos (DIRED), promove atividades e atrações que incentivem o zelo pela vida do nosso planeta.

Para saber mais sobre as atividades da programação, como na Mostra de Projetos Ambientais, clique aqui.

Currais Novos

Também no dia 7 de junho, o Campus Currais Novos realiza um evento abordando o tema "Biomas brasileiros e alternativas de preservação". Discussões serão promovidas através das mesas-redondas: "Casos de Sucesso da Agricultura Familiar" e "Experiências de Protagonismo no Campo".

Natal-Central

O professor Jean Leite Tavares, do Campus Natal-Central, irá ministrar a palestra “Estudos iniciais para implantação do índice de qualidade do ar em Natal-RN”, no III Fórum de Discussão realizado pela prefeitura do estado nesta terça-feira (6). O evento tem por tema “Qualidade do ar em natal e políticas públicas” e traz palestras com assuntos relacionados ao meio ambiente e ainda uma mesa de discussões sobre o assunto.

Natal-Cidade Alta

No Campus Natal-Cidade Alta, o Projeto Horta Viva inicia hoje (5) o cultivo de uma horta na unidade Rocas. Serão cultivadas hortaliças e legumes como alface, rúcula, couve, tomate, pimentão, cenoura, etc. Os cuidados ficarão sob responsabilidade dos alunos, servidores e terceirizados que queiram participar e os frutos destinados ao consumo destes.

Segundo o professor de educação física Augusto Ribeiro, coordenador do projeto, a ideia surgiu a partir de uma preocupação em encontrar um espaço de educação que aproximasse ser humano e natureza, alimentação saudável e consumo consciente, como a reutilização de pneus e o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado. 

Natal Zona-Norte

No Campus Natal-Zona Norte, a semana de Meio Ambiente será realizada de 7 a 9 de junho e trará atividades como: exposições de arte, fotografias e trabalhos, oficinas, atividades culturais, minicursos, plantio de mudas e várias novidades, como o suporte da rádio escolar com músicas temáticas e a realização de trilhas ecológicas.

O tema escolhido esse ano foi "Compartilhando experiências e multiplicando ideias para um ambiente saudável" e a abertura irá acontecer nesta quarta-feira (7), às 14h30, no auditório do Campus. A solenidade terá a apresentação do Coral Flor de Cactus, da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, localizada no Conjunto Nova Natal e uma mesa-redonda sobre a temática do evento, com a participação dos pesquisadores da área.

Para acessar a programação completa clique aqui.

Parnamirim

O Campus Parnamirim realiza até segunda-feira (5) a Semana do Meio Ambiente - SEMENTE, que tem como tema: "Cultivar e proteger nossos biomas". O evento, que começou no dia primeiro de junho, conta com uma programação bem variada, incluindo oficinas, palestras, intervenções artísticas, plantio de mudas, mesas-redondas, feirinhas de artesanato e agricultura familiar e a criação do projeto “Mateiro do Bem”. Além disso, os organizadores prepararam uma cápsula do tempo, que será lacrada no encerramento do evento e tem data de abertura para 2027. Esta cápsula deverá guardar imagens do campus, as percepções, anseios de alunos e servidores, bem como suas expectativas para o meio ambiente para os próximos dez anos.

Acesse aqui a programação completa

Santa Cruz

No Campus Santa Cruz, o destaque da III semana do meio ambiente será o Triatlo Verde, que conta com asseguintes provas: Gincana Ambiental, Concurso de Paródias Coreografadas e Concurso de Curta-metragem (Ação Socioambiental Comunitária).
O evento acontece de 5 a 7 de junho e contará ainda com apresentações de projetos da área ambiental e distribuição de mudas. 

Regulamento da Gincana e programação - Semana do Meio Ambiente 2017

São Paulo do Potengi

O campus São Paulo do Potengi irá comemorar o Dia do Meio Ambiente com atividades demostra teatral, oficinas técnicas e gincanas, além da inauguração da horta laboratório e de show com o Grupo Folia de Rua. O evento é voltado tanto para a comunidade acadêmica como para o público externo.

Para mais informações acesse: Campus São Paulo do Potengi divulga programação do Dia Mundial do Meio Ambiente