IFRN e Secretaria de Saúde Pública discutem projetos

Encontro buscou desenvolver soluções de Tecnologia da Informação e comunicação entre as instituições

Publicada por Giovanna Alves em 26/09/2023 Atualizada há 7 meses, 3 semanas

Na última quarta-feira (20), a Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), e a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), se reuniram para discutir a execução dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos entre as instituições. A parceria vem desde a assinatura do acordo de cooperação previsto no Edital nº 24/2023, que selecionou bolsistas para “Desenvolvimento Tecnológico em Parceria com a Sesap-RN”.

Participação

Com o objetivo de desenvolver soluções de tecnologia da informação e comunicação entre as instituições, a iniciativa conta com a participação efetiva de estudantes do IFRN, em estágios ou bolsistas de pesquisa, de cursos como Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet, que desempenham suas funções de forma presencial.

Representando a Ditec, o professor João Teixeira de Carvalho Neto e estudantes do instituto que atuam no projeto foram recebidos pela equipe da Sesap/RN: Juciara Ferreira da Silva, analista de sistemas, e Antônio Augusto de Lima Silva, assistente de TI.

"A parceria entre nossos alunos pesquisadores e a Secretaria de Saúde Pública do Estado desempenha um papel essencial na modernização do sistema de saúde pública. Através do desenvolvimento de projetos de tecnologia de informação e comunicação, nossos estudantes estão contribuindo ativamente para aprimorar a eficiência, a acessibilidade e a qualidade dos serviços de saúde", destaca João Teixeira, diretor da Ditec.

Objetivo

Os alunos atuam diretamente no aperfeiçoamento de sistemas já existentes na SESAP. A iniciativa visa melhorar a acessibilidade e a usabilidade dos sistemas, sendo necessária uma revisão de todos os sistemas para atingir a padronização almejada. Os alunos trabalham testando os sistemas, criando novos logotipos dos sistemas e páginas, criação de documentação e programação dos sistemas. Alguns dos sistemas em aprimoramento são:

Ponto (Sistema de acompanhamento do ponto): Sistema para registro do ponto de funcionários da SESAP e outras atividades gerais do servidor.

SIGTELE(Sistema de Gerenciamento de Teletrabalho): Sistema web de gestão de teletrabalho de servidores da SESAP.

NAP(Núcleo de acompanhamento de processos): Sistema para otimização do acompanhamento e atualização de processos do SEI.

SARP(Sistema de Administração de Recursos Patrimoniais): Monitorar e gerenciar a localização e manutenção de equipamentos eletrônicos da saúde.

CIEGES(Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS RN): Visa implantar um centro de inteligência estratégica em saúde no RN, com informações estruturadas e centralizadas em um único espaço virtual para qualificar os processos de tomada de decisão no âmbito da SESAP.

Portal UGTSIC - Portal público da UGTSIC.

"Algumas dessas ferramentas como o SISTEL foram criados e desenvolvidos por nossos alunos em 2021 em parceria com a equipe da SESAP. Agora, o sistema em funcionamento, está sendo melhorado por outra equipe incluindo novos alunos nessa nova parceria", completou João. Esse é o terceiro ano da parceria, o primeiro ano ocorreu em 2021 e o segundo em 2022.

Tecnologia da Informação