PDI

Farol do Desempenho é destaque na implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional

Ferramenta ajudará no gerenciamento de metas do PDI

Publicada em 28/08/2019 Atualizada há 1 ano

Visitas devem acontecer até 28 de setembro

Dando seguimento à série de visitas técnicas para implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026 do IFRN, o professor Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do instituto, junto aos professores Marcos Oliveira e Patrícia Maia (pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e assessora institucional da Reitoria, respectivamente) foi recebido nos campi São Paulo do Potengi e Lajes nesta terça, 27.

No primeiro momento da visita, estudantes e servidores ouviram o reitor e sua equipe numa ação informativa, em que se falou sobre a importância do PDI, sua funcionalidade e sobre a necessidade de o Plano ser um instrumento participativo, em que os estudantes acompanhem e colaborem para o alcance das metas estabelecidas no documento. Na oportunidade, Wyllys ainda falou sobre o Future-se, programa do Governo Federal para instituições de ensino como o IFRN.

Indicadores

“No momento em que vivemos, onde os cortes orçamentários atingem em especial as instituições de ensino, o PDI se revela como uma ação estratégica: nos permitirá controlar, avaliar e registrar todas as atividades que fazemos e corrigir rumos, de modo que os nossos indicadores didático-pedagógicos e administrativo e financeiro sejam melhor a cada dia. Juntamente com a ferramenta de acompanhamento de gestão (Farol de Desempenho), vai facilitar a vida dos que fazemos essa instituição, especialmente pela visibilidade e transparência no trabalho desenvolvido”, disse o reitor.

Em seguida, a comitiva se reuniu com o Comitê de Gerenciamento Estratégico local, formado pelo Colégio Gestor do Campus e responsável pelo gerenciamento da nova ferramenta do PDI, o Farol de Desempenho, que está sendo implantada no Suap. De Lajes, a equipe seguiu viagem. Já tendo passado pelos campi Mossoró, Natal-Zona Norte, João Câmara, Apodi e Pau dos Ferros. Além desses, também foram visitadas as unidades de Caicó e Parelhas, na última quarta, 28 de agosto e quinta-feira, 29, respectivamente. As viagens estão planejadas para acontecer até 28 de setembro.

Farol

Nas palavras de Patrícia Maia, o Farol do Desempenho funciona como um instrumento de acompanhamento e controle do planejamento estratégico do IFRN. Interativo, o Farol funciona como um semáforo, onde as cores vermelho, amarela e verde tem significado: o vermelho avisa que a meta daquele indicador não foi alcançada; o amarelo significa que o item requer um pouco de atenção, mas está próximo do alcance; já o verde informa que aquela meta foi alcançada. Os dados estarão disponíveis - à virada de cada trimestre - a todos que tiverem acesso ao Suap (docentes, técnicos e alunos). A comunidade externa poderá utilizar o Painel de Desempenho, ferramenta a ser disponibilizada no Portal IFRN, onde ela acompanhará tudo que ocorreu no ano anterior e integra o Relatório de Gestão. "Tudo isso vai facilitar o acompanhamento, por parte da sociedade, do fazer institucional. Essa iniciativa trará mais transparência à questão da governança e da eficiência do órgão e, de quebra, servirá à população, o que é de grande importância”, disse Patrícia.

Relevância

Para Renato Dantas, diretor-geral do Campus São Paulo do Potengi, a visita foi muito produtiva, “principalmente por essa apropriação inicial do Farol, que é uma novidade muito positiva dentro do leque de ferramentas que usamos e que nos dará a condição de identificar – e instantaneamente – as dificuldades gerenciais que eventualmente tenhamos e a evolução das metas institucionais estabelecidas, deixando-nos permanentemente em alerta ao cronograma, por exemplo”, declarou.

Já Christiane Cavalcanti, diretora do Campus Avançado Lajes, destacou a importância dos novos instrumentos para medição de desempenho da instituição: “a professora Patrícia, ao contextualizar a construção do PDI 2019-2026, apresentou a ideia de que toda a comunidade poderá acompanhar os indicadores que demonstram os níveis de desempenho dos campi individualmente e do IFRN como um todo. Esse acompanhamento é um excelente instrumento a ser implementado, pois nos possibilitará verificar o desenvolvimento Institucional”.

extensao
servidores