Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Codir

Colégio de Dirigentes discute a situação orçamentária do IFRN

Gestores se reuniram nesta segunda e terça-feira (19 e 20), no Campus Natal-Zona Norte

Publicada em 21/08/2019 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu na Sala de Audiovisual do Campus Natal-Zona Norte. Foto: Leandro Melo

O Campus Natal-Zona Norte sediou nesta segunda e terça-feira (19 e 20) reunião do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir). A situação orçamentária da Instituição foi apresentada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcos Oliveira. Como apresentado pelo reitor Wyllys Farkatt em vídeo divulgado no dia 16 de agosto, não há novidades em relação ao orçamento: os valores cortados pelo Governo Federal continuam bloqueados, o que vem prejudicando a realização de atividades como aulas de campo, em laboratório e o atendimento à sociedade. Os gestores foram atualizados sobre o repasse de quotas limites pelo MEC tanto para custeio quanto para capital, como também sobre os valores descentralizados para os campi.

Ainda no primeiro dia, o professor François Karizio Fernandes Leite Cavalcante falou sobre a importância e o funcionamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA), destacando a necessidade de a comunidade se envolver mais com o trabalho da Comissão  de haver uma maior interação entre a comissão central e as locais, instaladas nos campi. A CPA é responsável pelas avaliações institucionais.

A terça-feira (20) teve início com visita às instalações da nova biblioteca que está sendo construída no Campus Natal-Zona Norte e deve ser inaugurada em outubro. Logo após, a diretora de Avaliação e Regulação do Ensino, Tarcimária Gomes, apresentou o fluxo processual que será instalado para a emissão e o registro de diploma digital dos cursos superiores de graduação. Os diplomas serão emitidos através do Suap e o módulo para a realização do processo está em conclusão. Os documentos terão códigos de validação nacionais, oportunizando mais segurança e praticidade à Instituição.

Houve ainda a apresentação dos resultados alcançados com a campanha de divulgação dos filmes institucionais do IFRN, que começaram a ser exibidos em dezembro de 2018 nas redes sociais da Instituição. A apresentação foi realizada pela assessora de Comunicação Social e Eventos da Reitoria, Clara Bezerra, e pela coordenadora do projeto, Patrícia Mesquita. Conforme os números apresentados, apenas na rede social Facebook (IFRN Oficial), os filmes, que podem ser conferidos na íntegra no canal do Youtube Sou IFRN, alcançaram cerca de meio milhão de pessoas.

Para finalizar o encontro, os professores Mailson Carlos e Alexandre Lopes, da comissão organizadora da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), relataram sobre o processo de organização do evento. Com os cortes orçamentários, a Secitex precisou ser replanejada, mas será realizada com o objetivo de dar mais transparências aos projetos desenvolvidos na Instituição. O evento acontece de 16 a 18 de outubro, com programação dividida entre a Estação das Artes e o Campus Mossoró.

REPRESENTANTES DO CONSUP

Os dirigentes votaram ainda nos representante do Codir para o Conselho Superior do IFRN, gestão do biênio 2019-2021. Foram escolhidos Alessandro Rolim (diretor do Campus Jucurutu), André Gustavo (diretor de Gestão em Tecnologia da Informação), Andreilson Oliveira (diretor do Campus Currais Novos), Francisco Damião (diretor do Campus Apodi), Odisséia Gaspareto (diretora de Atividades Estudantis), Samira Delgado (diretora do Campus Santa Cruz), Ticiana Coutinho (pró-reitora de Ensino), Valdelúcio Pereira (diretor do Campus Canguaretama). A reunião de posse dos novos membros do Consup acontece no dia 30 de agosto, na Sala de Atos da Reitoria.

SOBRE O CODIR

O Colégio de Dirigentes (Codir), integrante da administração superior da Instituição, tem funções consultivas sobre matérias administrativas, sendo um espaço de debates entre reitor, como presidente; pró-reitores; diretores-gerais dos campi e os diretores dos campi avançados; além dos diretores sistêmicos. As reuniões do Colégio de Dirigentes ocorrem no final de cada mês, com data combinada na reunião anterior.