Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ELETRÔNICA

Equipe fica entre melhores do RN no Regional de Robótica

Etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica reuniu milhares de pessoas. Alunos conquistaram 6º lugar

Publicada em 24/08/2017 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Anderson, Jorge, Anne e Sywldson comemoram o sexto lugar, obtido no último domingo, na etapa regional da OBR

A equipe formada pelos alunos de Eletrônica Anderson da Silva, Anne Caroline Silva, Jorge Brito e Sywldson Moura conquistou o 6º lugar da 11ª edição da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição, que reuniu cerca de 60 equipes de escolas públicas e privadas do RN, aconteceu nas quadras do Campus Natal - Central entre os dias 19 e 20 de agosto.

"Ficamos bastante satisfeitos por representar bem o nosso Campus. Foi uma honra ficar entre os melhores do estado", revelou Sywldson. 

A OBR abrange duas modalidades competitivas: prática e teórica. Na etapa do fim de semana, na modalidade prática, participaram 198 equipes do Rio Grande do Norte e os competidores tiveram de construir e programar um robô que devia vencer obstáculos para salvar vítimas em um ambiente que simulava um cenário de demolição. Já a teórica compreende a aplicação de uma prova com questões de Física e Matemática, nesta sexta-feira (25), na UFRN. Os primeiros colocados serão premiados com medalhas. 


Robótica de cada dia: Projeto Maria

Os jovens hoje participam ativamente do desenvolvimento de estudos em robótica na escola, com encontros diários na sala do Maria - Movimento Aberto de Robótica, Inovação e Automação. Esse projeto existe desde 2015 com a proposta de familiarizar estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Campus, na forma integrada, com competições de Robótica.

O nome do grupo foi inspirado no filme alemão Metrópolis (1927), cuja protagonista, Maria, teve um robô construído com a sua aparência no longínquo ano de 2026. Foi o primeiro robô de ficção científica da história do cinema. "Ficamos satisfeitos ao perceber que o nome atraía a curiosidade das pessoas para o laboratório onde realizávamos as pesquisas", revelou o estudante Rohdriggo Cardoso.

O dia-a-dia no projeto conta com estudo, prática e troca de conhecimento entre os participantes. “Atualmente trabalhamos em duas frentes: uma é a montagem do robô, na qual planejamos estratégias para realizar circuitos com o protótipo construído no menor tempo possível; a outra é a pesquisa, quando discutimos os rumos do projeto para a semana com base no estudo e nas ideias dos componentes da equipe” explicou o aluno Gabriel França. 

Para fazer parte do projeto, basta ser aluno de qualquer curso técnico de nível médio do Campus e procurar a sala do Maria, localizada no final do corredor administrativo do Bloco A.

Desde o início dos trabalhos, o grupo recebe orientação do professor Pedro Ivo do Nascimento.

 

A competição

A OBR abrange duas modalidades competitivas: prática e teórica. Na etapa do fim de semana, na modalidade prática, participaram 198 equipes do Rio Grande do Norte e os competidores tiveram de construir e programar um robô que devia vencer obstáculos para salvar vítimas em um ambiente que simulava um cenário de demolição. A etapa selecionou as melhores equipes para representar o RN na etapa nacional, em Curitiba/PR.

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFRN, e o patrocínio das empresas Robô Ciência e Roboeduc, o evento é voltado para as pessoas que gostam de tecnologia e têm afinidade com robótica. Dessa forma, além de contar com a presença dos competidores, o evento busca difundir a robótica para a sociedade em geral e atrair crianças, adolescentes e adultos para esse universo.

Além da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, o Campus Natal - Central promoveu, no mesmo período, a I Competição de Robótica para nível superior do RN e a I Mostra Nacional de Robótica – regional RN, que contou com 21 projetos de alunos da educação infantil ao Ensino Superior das mais diversas áreas, desde cordéis com a temática da robótica a projetos na área de automação residencial.

A etapa regional da OBR teve mostra de robótica, planetário, exposições de laboratórios convidados e empresas de impressão 3D e kits de robótica, arquibancadas para o público, áreas de treinamento para os inscritos, além de competições de robótica em nível superior, médio e fundamental, gerando um público aproximado de 4.000 espectadores, 208 equipes inscritas, 700 alunos competindo e 71 expositores em 21 trabalhos. 

A programação do evento contou ainda com uma apresentação de dança com robôs e um show da física com o professor Amadeu Albino Júnior, conhecido como "o mago da física".

 

Conteúdo relacionado:

14/12/2016 - Alunos conquistam dois primeiros lugares em competição de robótica

19/10/2016 - Alunas do Projeto Maria participam de competição internacional

13/07/2016 - Portal dos Institutos Federais destaca preparação de alunos para seletiva de principal competição de robótica do mundo

11/07/2016 - Alunos representam o estado em fórum científico na Bahia

15/03/2016 - Alunos disputam competição de robótica no Distrito Federal

03/02/2016 - Grupo de estudo desperta interesse dos alunos pela Robótica e já dá resultados