INOVAÇÃO

Alunos representam o estado em fórum científico na Bahia

Participação de Allyson e Rohdriggo na 68ª SBPC foi um convite do Ministério da Educação

Publicada em 11/07/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No fórum, dupla apresentou projeto que busca familiarizar estudantes do Campus com competições de robótica

Os alunos Rohdriggo Cardoso e Allyson Borges participaram, até sábado (9), da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada desde o dia 3 de julho no Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

A presença da equipe no encontro veio através de um convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) para fazer parte do stand principal do Ministério da Educação. No local, os jovens apresentaram os objetivos do Movimento Aberto de Robótica, Inovação e Automação (Maria), projeto desenvolvido há quase um ano que busca familiarizar estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Campus Natal - Zona Norte, na forma integrada, com competições de Robótica.

"Além da apresentação, participamos de um treinamento conjunto com equipes dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ), de Rondônia (IFRO), da Paraíba (IFPB) e de Tocantins (IFTO), no qual compartilhamos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento do ROBOPIC, robô que será utitlizado durante a seletiva nacional de uma das principais competições de robótica do mundo, a WorldSkills, que ocorrerá no mês de agosto em Vila Velha, Espírito Santo", revelou o professor Pedro Ivo, coordenador do Maria.

"A meta é ter um robô competitivo já na seletiva e conseguir a classificação para a etapa mundial da WorldSkills", completou. A fase global da competição será realizada no próximo ano em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Por sua vez, Rohdriggo fez questão de exaltar a participação do grupo na 68ª SBPC. "A nossa presença no evento foi muito valiosa, pois, além de mostrar ao público nosso trabalho no Projeto Maria, também pudemos compartilhar experiências com várias equipes do Instituto Federal, fortalecendo a rede e aperfeiçoando o nosso ROBOPIC ", revelou Rodriggo.

A 68ª Reunião Anual da SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é, geralmente, composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

A cada ano, o encontro é realizado em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas - cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

Conteúdo relacionado:

15/03/2016 - Alunos disputam competição de robótica no Distrito Federal

03/02/2016 - Grupo de estudo desperta interesse dos alunos pela Robótica e já dá resultados