INOVAÇÃO

Alunos disputam competição nacional de Robótica no Distrito Federal

Torneio acontece entre os dias 18 e 20 de março, na cidade de Taguatinga

Publicada em 15/03/2016 Atualizada há 1 ano

Equipe foi formada no "Maria", projeto que busca familiarizar estudantes do Campus com competições de Robótica

A equipe "Grass", composta por alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Comércio e Informática, participa, entre os dias 18 e 20 deste mês, da etapa nacional da First Lego League (FLL). O torneio reúne no Sesi de Taguatinga, Distrito Federal, competidores classificados nas etapas regionais do evento.

O grupo, que conta com nove estudantes, foi formado em 2015 no Movimento Aberto de Robótica, Inovação e Automação (Maria), projeto desenvolvido há quase um ano que busca familiarizar estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Campus, na forma integrada, com competições de Robótica.

De acordo com o professor Pedro Ivo do Nascimento, coordenador do Maria, para vencer a etapa nacional da FLL, a equipe deve discutir a questão do lixo e propor soluções para o problema. "Os alunos serão desafiados a desenvolver um robô com peças de lego capaz realizar missões voltadas para o tema "Trash Trek" (Caminho do Lixo), em um dado período de tempo", comentou.

Pedro revelou também os critérios de avaliação do torneio. "As equipes serão avaliadas quanto ao projeto de pesquisa desenvolvido em relação à temática proposta, à solução pensada e aos resultados obtidos. Além disso, a mesa competidora vai analisar o design do robô, a compreensão dos times no que diz respeito aos valores da FLL e a superação dos desafios impostos por cada prova", explicou.

Origem do nome Maria

O nome do grupo foi inspirado no filme alemão Metrópolis (1927), cuja protagonista, Maria, teve um robô construído com a sua aparência no longínquo ano de 2026. Foi o primeiro robô de ficção científica da história do cinema. "Ficamos satisfeitos ao perceber que o nome atraía a curiosidade das pessoas para o laboratório onde realizávamos as pesquisas", revelou o estudante Rohdriggo Cardoso.

Rotina

O dia-a-dia no projeto conta com estudo, prática e troca de conhecimento entre os participantes. “Atualmente trabalhamos em duas frentes: uma é a montagem do robô, na qual planejamos estratégias para realizar circuitos com o protótipo construído no menor tempo possível; a outra é a pesquisa, quando discutimos os rumos do projeto para a semana com base no estudo e nas ideias dos componentes da equipe” explicou o aluno Gabriel França.

Desde o início dos trabalhos, o grupo recebe orientação dos professores Pedro Ivo do Nascimento e Arthur Salgado e, para a etapa nacional da FLL, treinamento do aluno de Informática Daniel Nascimento.

Prêmio na etapa regional da First Lego League

Foi na etapa regional da FLL que a equipe Grass, formada por 10 alunos do projeto, que hoje conta com 30 jovens, conquistou o primeiro lugar da categoria Equipe Inspiradora. A competição aconteceu no mês de novembro, em Natal. "Na ocasião, tivemos que apresentar um projeto inovador que solucionasse problemas com o descarte incorreto de resíduos sólidos", contou Gabriel.

Como ficou entre as sete melhores equipes da competição, o grupo adquiriu o direito de participar da etapa nacional da FLL.

Para saber mais sobre o torneio, clique aqui.

O Grass

A equipe é formada pelos estudantes:

Eletrônica

• Danielle Celeste Viana Bento
  • Débora Cristina Xavier de Oliveira
  • Débora Noemy de Alcântara Valentim
  • Laryssa da Silva Freitas
  • Wenderson Alves dos Santos

Comércio

• Myriam Larissa Brilhante Moura
  • Lucas Sarmento de Almeida Celestino

Informática para Internet