Jovem Extensionista Internacional

Proposta submetida pelo IFRN é selecionada como experiência exitosa na Reditec

A edição 2024 acontece de 21 a 24 de outubro em Caldas Novas-GO

Publicada por Giovanna Alves em 17/10/2024 Atualizada há 6 horas, 41 minutos

O IFRN foi selecionado para apresentar o Jovem Extensionista Internacional na 48a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) que acontece de 21 a 24 de outubro em Caldas Novas-GO. O tema da edição de 2024 é "Raízes do futuro: interiorização e democratização da rede federal” e parte da programação do evento é destinada à partilha de experiências exitosas na Rede Federal.

Experiência exitosa

A ação intitulada Jovem Extensionista Internacional foi submetida e selecionada na Chamada Pública de experiências exitosas relacionadas a projetos desenvolvidos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, foram submetidas 13 propostas com a temática da internacionalização e apenas 4 experiências foram selecionadas, sendo a do IFRN uma delas.

A direção do vídeo submetido foi realizada pelo Diretor Sistêmico de Internacionalização da Reitoria do IFRN, Prof. Samuel Lima, que foi proponente do material à Chamada Pública. “No vídeo, participam toda a equipe de servidores que atuam na Internacionalização na Reitoria e nosso Reitor. Juntos, partilhamos a motivação, o contexto, os procedimentos e os impactos da ação realizada, assumindo a internacionalização como uma responsabilidade da Rede Federal”, comenta Samuel.

A experiência exitosa se refere ao intercâmbio internacional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte realizado em maio de 2024, junto à Universidad Pedagógica Nacional, na Colômbia. O Jovem Extensionista Internacional beneficiou 20 estudantes de 15 campi diferentes, promoveu a mobilidade internacional de 20 estudantes de nível médio, garantiu o desenvolvimento de 20 projetos de extensão com parcerias internacionais, garantiu a mobilidade internacional de 3 servidores, despertou o interesse de parceiros em replicar a experiência vindo para o Brasil e oportunizou interlocuções que resultaram no custeio de bolsas para os estudantes da nossa instituição.

Créditos do vídeo

Produção: Samuel Lima e Bruno Lima

Direção: Samuel Lima

Roteiro: Bruno Lima, Samuel Lima, Bruno Venâncio