Internacionalização

Programa Cidadão Global: abertas inscrições para bolsas de iniciação científica na Colômbia

Inscrições vão até 13 de outubro deste ano

Publicada por Cecilia Melo em 19/09/2024 Atualizada há 1 semana

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou o Edital nº 10/24 que trata da oferta de bolsas de iniciação científica na Colômbia. As bolsas fazem parte do Programa Cidadão Global que é destinado aos estudantes de Instituições da Rede Federal (Rede EPT), como é o caso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Serão disponibilizadas cinco bolsas de estudos, sendo uma para cada região geográfica do Brasil (Centro Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Com isso, serão selecionados três estudantes de nível técnico e dois de nível superior.

Requisitos e inscrições

As inscrições vão até dia 13 de outubro de 2024 e devem ser feitas via formulário. No caso do IFRN, podem se inscrever discentes de cursos do ensino técnico integrados, subsequentes e Proeja; de nível superior: graduação tecnológica e licenciaturas. Além disso, as pessoas interessadas devem seguir os demais critérios:

• Ter idade mínima de 18 anos até a data de publicação do resultado final do Edital;
  • Ser estudante regularmente matriculado (matrícula ativa), cumprindo o requisito de ter integralizado entre 20% e 80% do curso.
  • Ter docente da sua instituição de origem como orientador para o projeto selecionado;
  • Não ter sido contemplado em edições anteriores de Programas de mobilidade ofertados pelo Conif;
  • Possuir Coeficiente de Aproveitamento Acadêmico (CAA) equivalente, igual ou superior a 75%:
  • Não ter recebido nenhuma medida disciplinar nos últimos 12 meses;
  • Possuir, no mínimo, nível B2 de proficiência na língua espanhola de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas a ser aferido durante a entrevista;
  • Ter Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido.

As atividades de iniciação científica, de desenvolvimento tecnológico ou de inovação em instituições parceiras na Colômbia, ocorrerão em um período de até 90 dias. Entre os benefícios da bolsa estão as passagens aéreas, seguro-viagem e auxílio financeiro no valor de R$ 20 mil. Demais informações podem ser acessadas pelo site do Conif e também no edital.

Acesse:

Internacionalização Colômbia Iniciação Científica Conif Bolsa