Expansão

Pedra fundamental dos novos campi é lançada

Ministério da Educação anunciou ainda investimentos para consolidação dos campi existentes

Publicada por Patricia Silva em 16/10/2024 Atualizada há 16 horas, 25 minutos

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira, 16 de outubro, investimentos de mais de R$ 647 milhões para a educação no estado do Rio Grande do Norte. O aporte se destina a melhorias e a novas construções em institutos e universidades federais, hospitais universitários e escolas da educação básica.

Pedra fundamental dos novos campi

Na cerimônia, que contou com a presença do reitor do Instituto, professor José Arnóbio, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou a pedra fundamental dos três novos campi do IFRN: São Miguel, Touros e Umarizal, anunciados em março de 2024. Atualmente, o IFRN conta com 23 unidades, sendo 22 campi e um polo de inovação.

Expansão

No evento também foram assinados os termos de cessão dos terrenos e prédios construídos pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte. As novas unidades contam com investimento estimado de R$ 25 milhões cada, sendo R$ 15 milhões para infraestrutura e R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário.

Além disso, foram anunciados investimentos nos campi já em atuação. Até 2026, o Ministério da Educação (MEC) terá investido R$ 13,6 milhões para consolidação dos campi existentes do IFRN, com foco nos que ainda não têm infraestrutura completa (restaurantes estudantis, bibliotecas, salas de aula, laboratórios e quadras poliesportivas). Desse montante, de 2023 até o primeiro semestre deste ano, o MEC já repassou R$ 9,1 milhões ao IFRN. Outros R$ 4,5 milhões estão previstos até 2026 para construção de restaurantes estudantis nos campi Natal-Central, Parnamirim e Jucurutu; o Campus Natal-Centro Histórico, além de um restaurante, receberá ainda uma biblioteca.

Rede federal

Com intuito de ampliar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica, o governo federal está criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente para os mais vulneráveis. Nesse sentido, anunciou em março a criação de 100 campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A iniciativa contempla todas as unidades da Federação, gerando 140 mil novas vagas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estão sendo investidos R$ 2,5 bilhões na construção dos novos campi e R$ 1,4 bilhão na consolidação dos institutos federais existentes, com foco na construção de restaurantes estudantis, bibliotecas e ampliação de salas de aula e laboratórios.

Com informações do Ministério da Educação

mec investimentos ifrn