IFRN realizará Encontro Pedagógico 2024.2

Evento vai acontecer nos dias 7 e 8 de outubro e contará com transmissão ao vivo no YouTube

Publicada por Renan Gabriel em 27/09/2024 Atualizada há 2 semanas, 5 dias

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, nos dias 7 e 8 de outubro, o Encontro Pedagógico 2024.2, evento que marca o início do segundo semestre letivo deste ano. O encontro será realizado presencialmente, na Sala de Atos da Reitoria, e contará com transmissão ao vivo para todos os campi do IFRN via YouTube, possibilitando a participação da comunidade acadêmica.

Com o tema "Redimensionamento curricular e práticas educativas", o encontro tem como principal objetivo “promover uma reflexão profunda sobre a revisão do plano de oferta de vagas da instituição. O debate visa alinhar as práticas educacionais às necessidades emergentes do contexto educacional atual, contribuindo para o aperfeiçoamento da qualidade de ensino no Instituto”, disse Rejane Barros, servidora que integra a Diretoria Pedagógica (Diped) do IFRN.

A organização do Encontro é coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e Diped, em parceria com as diretorias acadêmicas dos campi. Além de discutir questões pedagógicas, o evento busca fomentar a integração entre docentes, técnicos administrativos e colaboradores.

Programação

A programação do Encontro Pedagógico 2024.2 terá início às 9h, com uma programação sistêmica: uma apresentação cultural do Campus Avançado Jucurutu, trazendo uma amostra da diversidade presente no IFRN. Em seguida, será realizado um painel temático com a participação da pró-reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas, com Amélia Reis, responsável pela Diped, e com mediação de Ana Lúcia Pascoal Diniz, pedagoga na Diretoria. O painel abordará as ofertas educacionais da Instituição, onde serão discutidas estratégias para aprimorar o ensino e a distribuição de vagas nos cursos.

No período da tarde começam as atividades presenciais, nos campi. Nelas serão realizadas oficinas que abordarão temas como inclusão escolar e avaliação da aprendizagem. As oficinas terão foco especial nas necessidades educacionais específicas de estudantes, incentivando a reflexão sobre práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. O objetivo é fornecer ferramentas para que equipes e profissionais enfrentem os desafios da diversidade no ambiente escolar de forma mais preparada e consciente.

Desigualdades étnico-raciais e Metodologias ativas

No segundo dia de evento, as atividades seguirão com encontros focados na discussão das desigualdades étnico-raciais e na aplicação de metodologias ativas de ensino. “Esses temas são essenciais para ampliar a conscientização sobre equidade no ambiente educacional e incentivar abordagens pedagógicas inovadoras”, disse Amélia Reis.

A programação completa está disponível aqui (Link).

Práticas pedagógicas

Sobre o evento, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, ressaltou a importância de abrir espaço para debates que estejam conectados com o dia a dia da instituição: "Essa ação é uma oportunidade para repensarmos nossas práticas pedagógicas e adaptá-las ao que nossos estudantes precisam hoje. Garantir uma educação inclusiva e uma avaliação justa é fundamental para oferecermos um ensino de qualidade e que alcance todas e todos".

Proen Encontro Pedagógico 2024.2