NAPNE

Inclusão e Protagonismo: IFRN realiza a II edição do "Nada Sobre Nós, Sem Nós"

Evento destaca a luta pela inclusão e protagonismo de estudantes com necessidades educacionais específicas, com exposições, atividades lúdicas e apresentações culturais.

Publicada por Jose Filho em 16/09/2024 Atualizada há 10 horas, 8 minutos

II edição do "Nada Sobre Nós, Sem Nós"

No dia 11 de setembro de 2024, o Campus Natal-Centro Histórico do IFRN sediou a segunda edição do evento "Nada Sobre Nós, Sem Nós", alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Realizado durante os intervalos da manhã e tarde, na área de convivência do Bloco de Aulas, o evento teve como principal objetivo promover a visibilidade sobre a temática da inclusão e proporcionar o protagonismo dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), organizados pelo NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) do campus.

Com um público composto por estudantes, professores e a comunidade escolar, a programação do evento incluiu uma série de atividades artísticas e culturais. Dentre as ações destacaram-se a exposição de artes, com desenhos produzidos pelos próprios estudantes com NEE, além de apresentações artístico-culturais que celebraram a diversidade e a inclusão. Atividades lúdicas, com o apoio de uma brinquedoteca, também integraram a programação, proporcionando um ambiente de interação e aprendizado.

Além disso, foram realizadas projeções de conteúdos educativos relacionados à temática da inclusão, esclarecimentos sobre o capacitismo — discriminação contra pessoas com deficiência — e uma sessão de microfone aberto onde os participantes compartilharam poemas e informações importantes sobre a luta por direitos e acessibilidade.

O evento reforça a importância da inclusão e do respeito à diversidade no ambiente escolar, proporcionando aos estudantes com NEE a oportunidade de serem protagonistas de suas narrativas, fortalecendo o compromisso do IFRN com a construção de uma sociedade mais inclusiva.

• Data: 11 de setembro de 2024
  • Local: Área de convivência do bloco de aulas
  • Horário: Intervalos da manhã e tarde

Este evento é uma realização do NAPNE do Campus Natal-Centro Histórico, que segue promovendo a conscientização e a inclusão de todos os estudantes.

Inclusão Nacional inclusão estudantes estudantil protagonismo Luta Deficiência Pessoa arte NEE IFRN acessibilidade capacitismo. NAPNE evento cultural