Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria

Secretaria Nacional de Economia Solidária visita Reitoria do IFRN

Encontro objetivou acompanhar o andamento do projeto de Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN

Publicada por Giovanna Alves em 19/03/2024 Atualizada há 1 mês

Foi realizada, entre os últimos dias 11 e 13 de março, uma visita técnica de Robert Paula Gouveia, analista técnico de políticas sociais da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o intuito de acompanhar o andamento do projeto de Incubação Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSOL).

mulheres bus (5)

Desenvolvido por 10 Núcleos da IFSOL (Caicó, Canguaretama, Lajes, João Câmara, Mossoró, Macau, Natal Zona Norte, Ipanguaçu, São Paulo do Potengi e Pau dos Ferros), o projeto beneficia 20 empreendimentos do estado com atividades de assessoria, capacitação e entrega de máquinas e equipamentos. O objetivo central é fortalecer a geração de renda dos beneficiários.

A visita de acompanhamento permitiu apresentar os resultados do projeto em diferentes etapas:

  • 11/03: Apresentação dos resultados junto ao Mercado da Agricultura Familiar e Economia Solidária e à Unicafes/RN.
  • 12/03: Apresentação dos resultados do Coletivo de Comercialização FeirArte Potiguar de Economia Solidária e da COOPAMG, além de visita ao Grupo de Produção Mães Criando Arte no bairro de Mãe Luiza.
  • 13/03: Reunião de apresentação dos resultados na sala de atos da reitoria, com a participação da Pró-Reitora de Extensão, Samira Delgado, coordenadores dos núcleos, coordenação geral, Denise Cristina Momo, e representantes da fundação de apoio ao IFRN (Funcern).

Prorrogação e impacto

O projeto foi prorrogado até fevereiro de 2026 para viabilizar a compra de máquinas e equipamentos, que fortalecerão ainda mais as atividades produtivas e a geração de renda, melhorando a qualidade de vida dos grupos assessorados.

Denise Cristina Momo, professora e coordenadora geral do projeto, destaca a importância da visita da Senaes, "A visita técnica foi de fundamental importância para apresentar os resultados de dois anos de trabalho. A IFSOL conseguiu fortalecer as atividades produtivas e organizativas de 20 empreendimentos econômicos solidários do RN, atingindo diretamente 417 beneficiários e indiretamente mais de 1.200 beneficiários, por meio de atividades de assessoria e capacitação", disse.

Palavras-chave:
Economia Solidária
Visita
Parceria
IFSOL

Notícias relacionadas