Projeto do IFRN vence concurso nacional da Samsung

Iniciativa SPP sustentável: reciclando o Potengi, é reconhecida por votação popular

Publicada por Habyner Lima em 30/11/2023 Atualizada há 5 meses, 1 semana

Após passar por um rigoroso processo de seleção com mais de três mil projetos participantes, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Campus São Paulo do Potengi, foi campeão do 10° concurso Solve For Tomorrow da multinacional Samsung.

O projeto SPP Sustentável: Reciclando o Potengi, foi eleito o grande campeão nacional através de votação popular. A iniciativa tem o objetivo de criar soluções técnicas e ambientalmente corretas que proporcionem o correto gerenciamento de resíduos. O projeto cria unidades de processamento onde os resíduos são coletados, tratados, transformados em agregados e disponibilizados para a reutilização em outros serviços.

WhatsApp Image 2023-11-30 at 12.13.35

Reconhecimento

Representar o Campus e o Rio Grande do Norte em uma competição tão importante enche os membros da equipe de orgulho e satisfação. Sidney Lima, que é estudante do Curso Técnico em Edificações,fala sobre esse sentimento: “Confesso que não imaginava a proporção que o nosso estudo poderia alcançar. Só em apresentar a nossa proposta, trabalhar questões sustentáveis e levar o nosso produto para o público, já é um grande prêmio, a iniciativa nos proporcionou momentos incríveis, vínculos especiais e experiências únicas”, disse o estudante.

Solve for Tomorrow - Apresentação

O coordenador do projeto, professor Neuber Araújo, relata como a sala de aula pode contribuir na resolução de problemas do município: “Fico feliz em ver nossos estudantes resolvendo problemas locais a partir do que estudam em sala de aula. Ao término dessa etapa, percebemos os benefícios conquistados até aqui, através da parceria entre o IFRN e a comunidade local, gerando desenvolvimento tecnológico e a implementação de ideias inovadoras”.

Solve For Tomorrow

O projeto global da Samsung busca estimular estudantes de escolas públicas, que estejam cursando o ensino médio, a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia. A cerimônia de premiação foi realizada na última terça-feira (data), no Museu de Imagem e do Som (Mis), em São Paulo (SP).

premiação