Enem 2023: estudantes do IFRN tiraram nota máxima na redação

Estudantes e egressos do Instituto atingiram nota mil na redação, pontuação máxima para essa parte da prova

Publicada por Max Praxedes em 16/01/2024 Atualizada há 3 meses, 1 semana

Na terça-feira, 16 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é fundamental para garantir uma vaga tanto em universidades públicas quanto privadas. Conforme os dados divulgados pelo Instituto, em todo o Brasil, 60 pessoas candidatas atingiram a nota mil na redação, pontuação máxima para essa parte da prova.

No Rio Grande do Norte, seis participantes atingiram a nota máxima na redação da edição 2023 do Enem, incluindo três estudantes do IFRN: Gabriela Gurgel, que estuda Administração no Campus Natal-Central; João Pedro Marinho, formado em Eletrotécnica no Campus Caicó; e Natália Araújo, formada em Alimentos no Campus Currais Novos.

Ensino público de qualidade

"A nota 1000 é sempre um desejo, mas jamais imaginaria ser contemplada com uma surpresa tão emocionante. Esse resultado chegou após muita dedicação e abdicação, então não poderia estar mais grata. Parte disso eu devo ao IFRN, que proporciona um ensino público de qualidade e experiências únicas para o amadurecimento pessoal e profissional dos alunos", declarou Gabriela Gurgel, estudante do Curso Técnico em Administração do Campus Natal-Central.

Estudantes nota mil na redação do Enem 2023 (2024)

"A sensação de ter atingido essa pontuação é inexplicável, significa muito para mim, para minha família, meus amigos e, sobretudo, para a estrutura educacional pública e federal, que por mais que tenha as suas limitações, precisa muito de investimentos e de subsídios, é um ensino que muitas vezes se destaca e não tem reconhecimento. O IFRN é um espaço além da realidade comum, tem um sistema e uma organização que não se encontra em todos os lugares e acredito que tudo isso, somado aos excelentes professores que tive a oportunidade de conhecer e a grande rede de profissionais, cada um com sua contribuição, com o seu senso pedagógico, tudo isso foi muito decisivo para a minha jornada e influenciou que eu nunca duvidasse dos meus propósitos. Sou extremamente grato pelo IFRN e pela alternativa de ensino que me foi proporcionada, mesmo tendo que viajar 100km todos os dias, foi algo muito proveitoso", ressaltou João Pedro Marinho, ex-aluno do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Caicó.

Estudantes nota mil na redação do Enem 2023 (2024)

Euforia e gratidão foram as emoções que Natália Araújo, egressa do Curso Técnico em Alimentos do Campus Currais Novos, experimentou ao perceber que havia tirado a nota máxima na redação, alcançando 1000 pontos: "Esse resultado, que foi fruto de muita persistência e dedicação, não seria possível sem o apoio que eu recebi no IFRN e de todos os profissionais que fazem parte dessa instituição e que acompanharam o meu crescimento e a minha evolução durante quatro anos, sempre me oferecendo suporte, acolhimento e me preparando não somente para uma prova, mas para a vida", contou.

Esforço conjunto

"Recebemos com muita alegria a divulgação dos três alunos da nossa instituição que alcançaram a nota máxima na redação do Enem. No estado, houve seis notas máximas, sendo três delas de nosso instituto, o que evidencia o trabalho realizado por nossos professores em diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Essas disciplinas são fundamentais para desenvolver o pensamento crítico necessário para produzir um texto bem fundamentado na prova de redação. Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos alunos, e além desses três que alcançaram a nota máxima, tivemos outros casos de alunos com notas acima de 900, refletindo todo o trabalho desenvolvido em nossa instituição. Parabenizamos Gabriela, Natália e João Pedro por essa conquista, que é fruto do esforço conjunto da instituição e dos alunos dedicados", disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Enem 2023