Extensão

Projeto do IFRN sobre esportes eletrônicos participará da etapa final dos Jogos Escolares do RN

É a primeira vez que o Instituto vai participar de competições oficiais ligadas aos esportes eletrônicos em âmbito estadual

Publicada por Max Praxedes em 10/11/2023 Atualizada há 6 meses

Disputando as medalhas de ouro e prata, o projeto de extensão Ignite e os alunos das equipes de League of Legends - jogo selecionado para a modalidade principal do projeto -, orientados pelo técnico e coordenador do projeto, Yuri Bittencourt, servidor do Campus João Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), estarão levando duas equipes para a etapa final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.

O evento, que vai acontecer no sábado, 18 de novembro, a partir das 10h30, no palco game, na Arena das Dunas, em Natal (RN), reunirá estudantes de diversas escolas do estado, além de um grande público interessado pela cultura geek. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer e Federação de Esportes Eletrônicos do RN.

É a primeira vez que o IFRN participará de competições oficiais ligadas aos esportes eletrônicos em âmbito estadual. “Vamos em busca do ouro para o nosso Instituto, além de fortalecer o projeto de extensão que tem trazido tanta alegria aos seus mais de 80 alunos. Pais, educadores e sociedade começam a entender o papel fundamental da integração com disciplina dos esportes eletrônicos na formação do estudante”, disse Yuri.

Projeto IGNITE - Campus João Câmara (2023)

Projeto Ignite

Descobrir talentos, fomentar a interação social, trabalhar a concentração e disciplina dos alunos, bem como buscar a validação dos jogos eletrônicos como modalidade esportiva no IFRN foram as motivações iniciais de Yuri Bittencourt, quando pensou na criação de um projeto de extensão que pudesse aproximar a comunidade acadêmica dos e-sports (esportes eletrônicos).

“Em diversos campi, inclusive o de João Câmara, muitos alunos jogam de maneira competitiva, contudo, sem maiores orientações e pouca interação com outros colegas que também participam do mesmo ambiente digital”, conta o idealizador do projeto, citando ainda problemas de incentivo à prática de esportes eletrônicos, seja pela dificuldade de reconhecimento da modalidade como esporte, ainda muito presente na região Nordeste, ou pela qualidade do acesso à Internet e dos equipamentos utilizados.

De acordo com o coordenador, os alunos do projeto Ignite (Implementação de Games na Integração entre Tecnologia e Educação) têm orientação para melhorar as habilidades no League of Legends (LoL), um dos jogos mais populares no cenário competitivo dos esportes eletrônicos. Atualmente, o Ignite é um projeto com origem no Campus João Câmara, porém com abrangência institucional, possuindo, em sua forma remota, mais de 80 alunos participantes de todos os campi do IFRN.

Projeto IGNITE - Campus João Câmara (2023)

Resultados visíveis

O Ignite já está em seu segundo ano de atividades. “A orientação está sendo essencial porque tenho problema com desvio de foco, mas a sinergia com os outros integrantes já na primeira partida foi incrível e o ambiente também está muito bom, vou melhorar nas próximas aulas", comentou, entusiasmado, Davi Saldanha, aluno do 4º ano do Curso Técnico em Informática.

"É incrível e emocionante a melhora na disciplina e sociabilidade entre os alunos em atividades que exigem trabalho em equipe. Em poucas semanas eles vivenciaram habilidades interpessoais valiosas, como: dar e receber conselhos, fornecer apoio aos colegas, além de uma melhora significativa no direcionamento de confiança quando se torna líder do grupo para determinada ação dentro do jogo”, explicou Yuri, que espera que o projeto proporcione a criação de uma comunidade respeitosa, cidadã e atualizada sobre novas práticas de trabalho e lazer, no que diz respeito aos esportes eletrônicos e o seu reconhecimento enquanto modalidade nos jogos escolares.

Acesse:

Ignite