Projeto de Extensão do IFRN lança vídeo clipes de escolas de samba de Natal

A iniciativa busca dar visibilidade e fortalecer a cultura carnavalesca

Publicada por Giovanna Alves em 08/02/2024 Atualizada há 3 meses, 1 semana

O projeto de extensão Sarau Canguleiro, do Campus Natal-Centro Histórico, coordenado pelo Prof. Sandoval Villaverde, lançou videoclipes das escolas de samba Balanço do Morro, Batuque Ancestral e Imperatriz Alecrinense. A iniciativa busca dar visibilidade e fortalecer a cultura carnavalesca das comunidades do entorno do campus.

Cópia de #MIOLO MATÉRIAS (1080 x 540 px) (9)

Trajetória e impacto

O projeto Sarau Canguleiro surgiu com três trabalhos integrados, realizados em 2020, 2021 e 2022 sob a coordenação do Prof. Sandoval Villaverde Monteiro. O primeiro deles foi a pesquisa intitulada “Comunidade, Carnaval e Pandemia: Trajetória e Reinvenção das Escolas de Samba de Natal”, o segundo foi desenvolvido no âmbito da Ação “Rocas Sambista”, atividade integrante do projeto extensionista EXECULT/CAL 2020, e o terceiro foi o projeto de extensão “Cultura de Quebrada – Produção audiovisual de Escolas de Samba Potiguares”, pioneiro nos trabalhos de produção de videoclipes promocionais das escolas de samba, quando foram gravadas quatro agremiações da Zona Leste de Natal (Balanço do Morro, Acadêmicos do Morro, Batuque Ancestral e Imperatriz Alecrinense).

Cópia de #MIOLO MATÉRIAS (1080 x 540 px) (8)

Sarau Canguleiro

O Sarau Canguleiro de 2022 e 2023 manteve o propósito de dar continuidade à gravação de clipes promocionais das escolas para o carnaval, resultando na gravação de três agremiações. Posteriormente incorporou, também, o objetivo de realizar encontros artístico-culturais em forma de saraus, reunindo alunos, servidores e membros da comunidade externa a fim de estimular, produzir ou divulgar talentos e performances artísticas em suas variadas linguagens.

Ao todo, foram realizadas seis edições temáticas entre 2022 e 2023, em parceria com o Núcleo de Artes e alunos de Eventos, todas com grande repercussão no campus Natal – Centro Histórico e na comunidade externa, e finalizou suas últimas atividades de 2023 com a gravação dos clipes da Balanço do Morro, Batuque Ancestral e Imperatriz Alecrinense.

Cópia de #MIOLO MATÉRIAS (1080 x 540 px) (2)

Produção

Os clipes foram realizados por alunos de Multimídia, Eventos e Produção Cultural no exercício de sua prática profissional, contribuindo para a preservação e valorização da cultura carnavalesca local.

Assista aos clipes: