Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Jovens Cientistas

Mulheres Jovens Cientistas: Projeto Cidades para Bicicletas

O projeto tem o objetivo de investigar o potencial da bicicleta como meio de transporte dentro e fora da comunidade do IFRN

Publicada por Giovanna Alves em 13/03/2024 Atualizada há 1 mês, 2 semanas

Foi aprovado através do Edital Mulheres Jovens Cientistas da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), o projeto "Cidades para Bicicletas: um estudo exploratório sobre a ciclabilidade dentro e fora do IFRN", que busca identificar, analisar e compreender a ciclomobilidade no município de Lajes e seu entorno.

O projeto foi coordenado pelo professor Prof. Cedrick Cunha Gomes da Silva. A pesquisa faz parte do Laboratório de gestão e sociedade do Campus avançado Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Pesquisa

A metodologia da pesquisa foi realizada através de estudos exploratórios e qualitativos, com o objetivo de levantar dados sobre ciclabilidade e discutir seus critérios. Cada etapa foi acompanhada pelo professor orientador e discutida com o grupo de pesquisa, em seguida, os discentes produziram relatórios de acompanhamento e artigos científicos.

A bolsista Kamilly Pereira, estudante do Campus Lajes, destaca a importância do projeto e de ser uma mulher pesquisadora. "É importante ter mulheres pesquisadoras para incentivar outras a fazerem parte da ciência", conta.

Edital Mulheres Jovens Cientistas

O edital tem objetivo de promover a presença das mulheres na produção do conhecimento, especialmente nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), despertar a vocação científica e estimular a formação de novos pesquisadores no IFRN, especialmente mulheres jovens cientistas.

Além de promover a participação de mulheres em projetos de pesquisa com fomento institucional, o edital visa fortalecer os grupos de pesquisa certificados pela Instituição, registrar e acompanhar os projetos de pesquisa executados no IFRN e desenvolver e integrar a pesquisa com a sociedade local/regional.

Palavras-chave:
Ciência
Mulheres jovens cientistas
Pesquisa

Notícias relacionadas