Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Retrospectiva

Cursos superiores do IFRN têm resultados acima da média

Os cursos analisados são oferecidos nos campi Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal-Central, Natal-Zona Norte, Pau dos Ferros e Santa Cruz

Publicada em 15/12/2017 Atualizada há 1 ano

Nove cursos tiveram resultado divulgado em 2017: cinco conceitos 4 e quatro conceitos 5

Em meados de 2017, o Gabinete da Reitoria recebeu uma notificação de um dos maiores conglomerados de imprensa do mundo, o Grupo Abril: 12 dos cursos de licenciatura do IFRN figuravam entre aqueles com as melhores recomendações de nível superior apontados pelo Guia do Estudante. Os cursos analisados são oferecidos nos campi Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal-Central, Natal-Zona Norte e Pau dos Ferros: Ciências Biológicas, Computação, Física, Geografia, Letras, Matemática e Química.

Essa conquista, que referencia a qualidade do ensino no Instituto, veio ratificar o que a análise do Ministério da Educação (MEC) comprovou ao longo de 2017: dos nove cursos com resultado divulgado, quatro receberam Conceito 5 e cinco receberam Conceito 4. "Considerando que, em alguns casos, foi a primeira vez que passamos pelo processo de avaliação, essas notas vêm evidenciar a força do nosso trabalho em equipe. Conseguimos mostrar a pessoas que não conheciam a Instituição o valor da educação pública e de qualidade que ofertamos", comemorou a diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do IFRN, Tarcimária Gomes.

Análises

CONCEITO 5

Licenciatura em Matemática - Campus Santa Cruz

O Curso de Licenciatura em Matemática do IFRN - Campus Santa Cruz obteve conceito 5 em avaliação feita pelo MEC. A nota, divulgada na quinta-feira, 14/12, veio após visita realizada por representantes do órgão entre os dias 4 e 5 de dezembro de 2017. O conceito máximo, conforme relatório final do MEC, indica "perfil excelente de qualidade".

O professor  Jamerson Fernando, coordenador do Curso, explica a importância desse resultado: "a nota atribuída no processo de reconhecimento de curso vem mostrar o comprometimento que a instituição tem com a sociedade e indicar aos nossos alunos a qualidade acadêmica desenvolvida durante sua formação, a qual está alicerçada por um corpo docente competente, com base em um projeto pedagógico que atende as necessidades da região, bem como consolidar que os investimentos em infraestrutura realizados em nossas instalações e laboratórios de ensino vão de encontro aos parâmetros do MEC." 

Curso Superior de Tecnologia em Marketing - Campus Natal-Zona Norte

O Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Campus Natal - Zona Norte obteve conceito 5 em avaliação feita pelo MEC. A nota veio após visita realizada por representantes do órgão entre os dias 6 e 7 de novembro. "Na verdade, o conceito 5 é o reconhecimento de todo um longo e cuidadoso processo de planejamento, que teve início na revisão das ofertas do Campus em 2012 e que culminou com a visita dos avaliadores [do Inep] neste mês, explicou a professora Karla Angélica Lima, coordenadora do curso.

Segundo ela, a graduação, que vem se solidificando ao longo do tempo, devido à infraestrutura oferecida e capacitação dos professores, tem possibilitado a formação de futuros profissionais alinhados às tendências do mundo do trabalho. "Precisamos continuar trabalhando no sentido de contribuir para a qualificação cada vez melhor dos nossos alunos. A Zona Norte de Natal merece um curso de qualidade e queremos ofertar sempre o melhor", concluiu.

Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica -Campus Parnamirim

O Curso Superior de Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica do Campus Parnamirim do IFRN obteve conceito 5, como resultado da avaliação de reconhecimento realizada pelos avaliadores do INEP. O curso foi estruturado para possibilitar a formação pedagógica do profissional docente não licenciado que esteja em exercício na educação profissional e tecnológica e atue na área ou nas disciplinas de sua formação inicial em nível de graduação tecnológica, bacharelado, engenharia ou equivalente. Diante da nota recebida, a diretora-geral substituta interina do Campus, Michelle Pinheiro, que acompanhou os avaliadores durante o processo de reconhecimento diz: “A nota alcançada é resultado do engajamento, da competência e do compromisso de todos que se envolveram com o curso. Ela é a soma de uma excelente infraestrutura, da dedicação dos servidores do Campus Parnamirim, para dar suporte as atividades desenvolvidas; do amor de docentes e alunos à proposta pedagógica e o comprometimento de todos os envolvidos em fazer o melhor pela nossa Instituição”.

Licenciatura em Letras – Espanhol - Campus EaD

O curso de Graduação em Letras – Espanhol do Campus EaD foi classificado com a nota máxima pelo Ministério da Educação. A nota 5 foi emitida depois que dois avaliadores do Ministério estiveram no Campus e viram de perto a metodologia aplicada no curso, o quadro de professores e técnicos-administrativos, infraestrutura, equipamentos, entre outros fatores em análise. Na oportunidade, a comissão avaliadora obteve informações sobre os Polos de Apoio Presencial vinculados à oferta do curso e ainda visitou o polo de São Gonçalo do Amarante.

CONCEITO 4

Curso de Tecnologia em Processos Químicos - Campus Nova Cruz

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos obteve conceito 4 na avaliação feita pelo MEC em maio de 2017. Para Márcio Silva Bezerra, diretor-geral do Campus Nova Cruz, onde o curso é oferecido: "foram meses de preparação para essa avaliação e são muitos os agradecimentos, principalmente aos nossos alunos que vêm verticalizando seus conhecimentos dentro da instituição. Já o Coordenador do Curso, Fábio Penha, destaca que "esse conceito nos enche de alegria e esperança em uma educação de qualidade! Ganham todos: alunos, servidores e sociedade. Acredito que foi um resultado de trabalho em equipe entre todos os servidores do IF – Nova Cruz. Também sinaliza a consolidação dos cursos superiores do IFRN."

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - Campus Canguaretama

Com duração de três anos, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFRN, oferecido pelo Campus Canguaretama também obteve conceito 4 na avaliação do MEC. Criado em dezembro de 2014, a graduação começou a funcionar já no 1º semestre de 2015. De acordo com o diretor-geral do Campus, Valdelúcio Ribeiro, o conceito foi o resultado dos esforços do IFRN para desenvolver social e economicamente as regiões em que se insere. Já o professor Flávio Ferreira, diretor acadêmico do Campus, o curso está consolidado: “dentro do Eixo Tecnológico Turismo, o curso supre demanda relacionada à realidade da oferta turística que há no Litoral Sul (Tibau do Sul - Pipa - Barra do Cunhaú - Baía Formosa): uma região de praias, com potencial e urgência por profissionais para atuar no desenvolvimento da microrregião em que o Campus está atuando”, declarou.

Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet - Campus Parnamirim

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Parnamirim também obteve conceito 4 como resultado da avaliação de reconhecimento, realizada pelos avaliadores do INEP. Diante deste resultado, o coordenador do Curso, Givanaldo Rocha, diz: “o conceito 4 reflete todo o nosso esforço para termos um curso superior de excelência em nosso Campus. Isso não seria possível sem o apoio e colaboração da gestão do campus, dos professores que atuam no curso e demais também; dos técnicos administrativos, dos terceirizados e claro, dos alunos, que confirmam o sucesso obtido na avaliação”.

Licenciatura em Letras-Espanhol - Polo Parnamirim do Campus de Educação a Distância

O Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol, oferecido pelo polo Parnamirim do Campus de Educação a Distância, obteve conceito 4. A nota foi divulgada pelo MEC, que observou as dimensões ‘Organização Didático-Pedagógica’, ‘Corpo Docente’ e ‘Instalações Físicas’ do curso. A graduação, realizada na modalidade à distância, oferta cerca de 250 vagas por ano e esteve sob análise do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de responsabilidade do INEP. Além das visitas in loco, realizadas pelas comissões de especialistas, o órgão conduz o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - Campus Natal-Central 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Natal-Central do IFRN foi avaliado com conceito 4 pelo MEC. A equipe de avaliadores do INEP realizou o reconhecimento do curso nos dias 27 e 28 de março, avaliando a organização didático pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura oferecidos pela Instituição. O processo de avaliação foi acompanhado pelo coordenador do curso, Leonardo Pivotto Nicodemo. "Essa nota é antes de tudo uma vitória coletiva, construída pelo esforço dos nossos alunos, dos docentes, da equipe pedagógica e de gestores institucionais.

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas