Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

LICENCIATURA

Curso do Campus Parnamirim é avaliado com Conceito 5 pelo MEC

Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica

Publicada em 25/09/2017 Atualizada há 1 ano

O Curso Superior de Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica do Campus Parnamirim do IFRN obteve conceito 5, como resultado da avaliação de reconhecimento, realizada, nos dias 18 e 19 deste mês, por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 

Este curso foi estruturado tendo como objetivo geral possibilitar a formação pedagógica do profissional docente não licenciado, em exercício na educação profissional e tecnológica que atua na área ou nas disciplinas de sua formação inicial em nível de graduação tecnológica, bacharelado, engenharia ou equivalente. 

O reconhecimento de curso, segundo o Art. 34 do Decreto nº 5.773/2006, é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas emitidos pelos cursos de nível superior. A Lei no 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, observa que a avaliação dos cursos de nível superior, também, tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial às relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica, que são as dimensões avaliadas. De acordo com legislação, os conceitos atribuídos aos cursos vão de 1 a 5, e a nota 5 representa o conceito máximo.

Para a coordenadora do Curso, professora Izanny Brito, o resultado alcançado é fruto de um trabalho colaborativo em uma instituição participativa e comprometida com a sua função social. Ela reconhece o desempenho da gestão do Campus no atendimento às necessidades do curso, bem como a colaboração de cada servidor na organização e execução do curso, ressaltando a importante participação da equipe de docentes na construção dos documentos do curso e, mais adiante, fazendo o curso acontecer de forma concreta e eficaz. Izanny destaca ainda a importância do comprometimento e envolvimento de cada aluno no curso no percurso do seu desenvolvimento.

 

Diante da nota recebida, a Diretora-Geral Substituta Interina do Campus, Michelle Pinheiro, que acompanhou os avaliadores durante o processo de reconhecimento diz: “A nota alcançada é resultado do engajamento, da competência e do compromisso de todos que se envolveram com o curso. Ela é a soma de uma excelente infraestrutura, da dedicação dos servidores do Campus Parnamirim, para dar suporte as atividades desenvolvidas; do amor de docentes e alunos à proposta pedagógica e o comprometimento de todos os envolvidos em fazer o melhor pela nossa Instituição. É importante dividir com todos o resultado do trabalho desenvolvido, parabenizando a servidores e alunos que, hoje, comemoram a qualidade do curso de Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica do Campus. Estamos todos muito felizes com o excelente resultado obtido no processo de reconhecimento”.​

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas