DIGAE

IFRN realiza I Encontro das Atividades Estudantis

Abertura aconteceu hoje (23) no auditório da Reitoria

Publicada em 23/05/2016 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Começou hoje, com abertura realizada no auditório da Reitoria do IFRN, o I Encontro das Atividades Estudantis do IFRN. O evento tem objetivo de fortalecer o trabalho em equipe que vem sendo desenvolvido nas Atividades Estudantis com vista a assegurar a permanência dos estudantes e prevenir/evitar situações que comprometam seu desempenho acadêmico. Ao todo, estão participando cerca de 90 servidores dos 21 campi do Instituto, ligados aos setores de saúde, nutrição, psicologia e assistência estudantil.

A mesa de abertura contou com a presença do Reitor – prof. Wyllys Farkatt Tabosa, do Diretor de Atividades Estudantis – prof. Erivan Sales do Amaral, da Assistente Social Solange da Costa Fernandes, do Pró-Reitor de Ensino – Agamenon Tavares e da aluna Viviane Nunes - Presidente da Rede de Grêmios do IFRN (REGIF).

O prof. Erivan, que assumiu recentemente a Diretoria de Atividades Estudantis, destacou a importância do evento a fim de elaborar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no decorrer dos próximos anos. “Nosso trabalho será voltado a todos os alunos, mas com um olhar especial àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Esse pensamento foi corroborado pela servidora Solange Fernandes, que ressaltou que a situação de vulnerabilidade vai além da questão financeira. “Existem muitas outras coisas que podem afetar os estudantes, como a estrutura familiar, sexualidade, drogas, depressão, entre outras. Portanto, temos esse papel de romper algumas visões que são limitadas”, disse durante a abertura.

A aluna Viviane Nunes falou da necessidade de fortalecimento do setor de assistência ao estudante na Reitoria e nos campi, sobretudo nesse momento de turbulência política e demonstrou estar preocupada com os aportes financeiros. “O setor de assistência é um dos primeiros que são afetados por cortes orçamentários e os estudantes quem sofrem as consequências. Vi estudantes que pensaram em abandonar o curso, mas foram motivados a permanecerem graças à bolsa-auxílio”, disse.

O Pró-Reitor de Ensino afirmou que fez questão de se fazer presente no evento, inclusive pelo trabalho em conjunto que está realizando com esse público. “Estamos vivendo um processo de discussão, avaliação, revisão do nosso Projeto Político Pedagógico e isso só tem sentido com a participação de todos. Como estamos numa casa de educação, precisamos nos integrar em prol dos estudantes”, afirmou.

A gestão participativa foi o tom do discurso do Reitor, que destacou a importância do acesso, da permanência e do êxito dos estudantes do IFRN. O prof. Wyllys também aproveitou a oportunidade para agradecer a Solange pelo trabalho realizado nos últimos oito anos à frente da Diretoria de Atividades Estudantis. “Esperamos poder continuar com essa relação estreita, na certeza de que continuará com o mesmo comprometimento de sempre. Comprometimento que deve ser de todos, para que possamos avançar ainda mais”, concluiu.

Ainda pela manhã, membros da REGIF assumiram os trabalhos com o tema “O outro olhar: contribuições dos estudantes do IFRN para as atividades estudantis”. No evento também acontecerão outras atividades na Reitoria e no Campus Natal-Central, tais como mesas para discussão sobre vulnerabilidade social e em saúde, práticas pedagógicas, a psicologia no âmbito do IFRN, saúde e interação entre assistência ao aluno e servidor, refeição e cantina, o papel do serviço social, entre outros.

Confira a programação completa

servidores